28 de dezembro de 2024

Summit Iguassu Valley promete democratizar conhecimento e aprofundar debates no turismo

Diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello antecipa tendências em inovação e tecnologia na indústria turística que estarão presentes no evento. O turismo é um dos principais pilares do Produto Interno Bruto do Brasil. A participação do setor no PIB segue em expansão mesmo sendo colocado em segundo plano nas políticas públicas. A força e o potencial dessa indústria terão lugar de estaque no 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica, a ser realizado, nos dias 13 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).
O evento é uma realização conjunta do Iguassu Valley, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento). O grande parceiro dos organizadores na vertical do turismo é o Visit Iguassu, instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o marketing do Destino Iguaçu para atrair mais turistas de lazer e de eventos.
Quem antecipa as tendências a serem apresentadas no 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica é a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello. Ela é formada em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com Master Business Administration (MBA) em Marketing, Propaganda e Vendas pela Inbrape/Univel; e Dale Carnegie Course, Competências Interpessoais, Comunicação Eficaz e Liderança.
Desde dezembro de 2020, é diretora-executiva do Visit Iguassu, no qual atua no planejamento estratégico e na gestão institucional, além de realizar análise de mercado e cenário, pautando decisões estratégicas e entregando subsídios que norteiam as atividades dos setores de eventos, visitors e marketing do Destino Foz do Iguaçu. Confira os principais trechos da entrevista exclusiva ao G1 Paraná.
Quais as principais tendências em inovação e tecnologia para o turismo?
O turismo é um segmento muito amplo, e quando falamos sobre tendências para o setor é necessário que o olhar seja expandido para o consumidor/viajante, para os fornecedores de produtos e serviços da cadeia produtiva do turismo que impacta diretamente 52 segmentos e para a comunidade local. O momento é de compreender o quão engajados estão os viajantes, os produtos, os serviços e as políticas públicas dos destinos turísticos.
As principais tendências em inovação e tecnologia para o turismo permeiam entre o mapeamento e a leitura de dados de demanda e perfil dos viajantes por meio da utilização de tecnologias aplicadas, integração de IA e na oferta de experiências autênticas, tendo se destacado as experiências que envolvam a economia do compartilhamento com foco ecológico ou sustentável que atendam ao interesse do viajante.
A tecnologia pode auxiliar de que forma a divulgação turística – aqui referindo-se à indústria do turismo?
A tecnologia pode auxiliar no real entendimento do perfil do viajante, para que os destinos e os produtos se qualifiquem para receber melhor e atuar efetivamente nas pautas de interesse do viajante, de acordo com cada perfil identificado. O mundo do turismo passa por constantes transformações tecnológicas, e não é de hoje. O setor vem estruturando-se e adequando-se de forma rápida e eficiente no que se refere ao desenvolvimento e utilização de apps de viagem, sistemas de reservas on-line, realidade virtual aumentada, a utilização da inteligência artificial na personalização da experiência, tendo como aliados os chatbots, as hospedagens inteligentes que adotam a automação, fazendo com que os hóspedes tenham um controle maior da sua estada, os aluguéis em curto prazo, como é o caso do modelo do Airbnb, entre outros.
Cabe aos destinos ter um conhecimento aprofundado dos seus potenciais clientes e criar campanhas, oficializando parcerias com a iniciativa privada para colocar na prateleira ofertas sob medida para cada perfil de viajante. Também a tecnologia pode ser utilizada para a criação de itinerários de experiências, possibilitando uma comunicação mais efetiva e assertiva, aumentando a conversão de vendas para os destinos, produtos e serviços ofertados.
Como a inteligência artificial e a análise de dados estão sendo aplicadas para entender o comportamento do turista e personalizar as experiências?
Recentemente a Phocuswright lançou um guia de inovação e tecnologia em viagens para 2024, e uma pesquisa inédita foi lançada durante o Fórum Panrotas no início do mês de março. A pesquisa foi realizada com viajantes e abordou a sustentabilidade por um novo ângulo, de forma holística para ir além da preservação. O resumo do resultado é que ainda existe muito discurso e pouca ação por parte dos viajantes. As ações estão sendo mais conscientes, porém não refletem consideravelmente na compra de um destino. A diferença entre a crença e a ação ainda é um obstáculo a ser superado. Quando o estudo demonstrou sobre meio de hospedagem, o comportamento mostrou que a média de 50% tem tendência a escolher meios de hospedagem mais baseados no cuidado ambiental do que pelo preço, mas a ação demonstra que apenas 8% dos viajantes colocam a sustentabilidade no top 5 fatores que influenciam a escolha quando há mesmo preço, localização e conforto. Fato similar acontece com a escolha de destinos, quando 50% dos entrevistados demonstraram interesse por visitar destinos menos conhecidos e tumultuados, porém 29% afirmaram ficar em áreas menos conhecidas para evitar multidões, entretanto os viajantes não entendem dispersão de destinos como sustentabilidade.
Quais são as principais tecnologias utilizadas para promover o turismo sustentável?
Uma das principais tecnologias que dão visibilidade internacional são as agências de viagens online (OTAs), ao exemplo da Booking.com, uma das plataformas digitais de viagens líderes no mundo que lançou em 2021 o selo de viagem sustentável para fomentar estadas ambientalmente responsáveis, que aliou a informação de forma fácil para o consumidor ao marketing de destinos e produtos cadastrados. Em 2023, a Booking.com lançou o selo “Eco friendly”, que considerou o número de estabelecimentos hoteleiros qualificados, tendo Foz do Iguaçu figurado entre os dez destinos de viagens do mundo para uma estada mais sustentável; e foi a única cidade da América Latina.
Além das OTAs, os próprios portais de turismo governamentais, institucionais e privados reúnem um pool de informações que se unificadas formam um grande portfólio de sustentabilidade do nosso país, estado e cidade. As mídias sociais também são fortes aliadas no processo, acompanhadas de campanhas que direcionam o foco para um funil de vendas bem-feito.
O que esperar do Summit Iguassu Valley na área do turismo?
Dados da CNC apontam o turismo como um dos principais setores da economia brasileira, com 9,3% do PIB. Um dos maiores legados que um evento como esse pode deixar para a cidade é a democratização do acesso ao conhecimento. Que o evento permita debates importantes sobre o futuro do setor e a importância dos temas da pauta ESG para o turismo como setor econômico.
Por que atores do turismo devem participar do evento?
É importante que os players do turismo tenham a oportunidade de compreender que a junção da tecnologia, inovação e turismo está redefinindo a experiência do viajante. A adoção de tecnologias aliadas à promoção de práticas sustentáveis aplicadas gera um ambiente propício para geração de novos negócios que impulsionam todos os setores da cadeia produtiva do turismo e permitem que o viajante tenha uma experiência genuína.
Saiba como participar do evento
Garanta já sua participação no 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica, o evento de integração da inovação com atores de outras áreas, desenvolvendo ações conjuntas entre países que interagem para promover um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento da Região Trinacional e América Latina. Saiba mais sobre a programação, ingressos, cotas de patrocínio e estandes.
Saiba mais sobre a programação, ingressos, cotas de patrocínio e estandes!
2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica
Data: 13 e 14 de junho de 2024
Local: Grand Carimã Resort & Convention Center
https://summit.iguassuvalley.com.br

Mais Notícias