5 de fevereiro de 2025

Superlotado, Hospital PUC-Campinas busca remanejar pacientes e alerta para possível suspensão de cirurgias eletivas


Comunicado divulgado na tarde desta terça (4) informa que são 70 pacientes de alta complexidade internados em uma capacidade instalada de 20 leitos no PS Adulto do SUS. Foto de arquivo do Hospital PUC-Campinas, que enfrenta superlotação no PS Adulto SUS
Reprodução/EPTV
O Hospital PUC-Campinas informou na tarde desta terça-feira (4) que enfrenta superlotação no Pronto-Socorro Adulto do Sistema Único de Saúde (SUS). São 70 pacientes de alta complexidade internados, sendo que a capacidade instalada é de 20 leitos.
A maior demanda, de acordo com a unidade, é de pacientes com doenças cardiovasculares. Por conta do quadro de superlotação, “cirurgias eletivas podem ser suspensas temporariamente para a viabilização de leitos”.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O Hospital PUC-Campinas destacou que a superlotação é comunicada diariamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), do governo do estado, e que trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para “remanejamento dos pacientes menos complexos.”
O comunicado ainda pede que, diante do quadro de superlotação, a população busque por outras unidades de saúde.
O Hospital PUC-Campinas não tem um atendimento Porta Aberta pelo SUS, e na teoria, recebe apenas pacientes encaminhados pela rede. No entanto, há quem procure a unidade por demanda espontânea.
O g1 pediu à Secretaria Municipal de Saúde informações sobre quais medidas estão sendo adotadas para o remanejamento de pacientes, e a reportagem será atualizada assim que a pasta se manifestar.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias