8 de janeiro de 2025

Surto de virose no litoral: medicação e água podem ajudar na hidratação; veja dicas


Cidades do litoral paulista vivem surto da doença no início deste ano. Casos de virose aumentam no Litoral Norte durante a temporada de verão
O litoral paulista vive, desde o mês passado, um surto nos casos de virose registrados nas unidades de saúde das cidades, com destaque para o Guarujá, no litoral sul. No entanto, algumas cidades do litoral norte paulista também registraram casos no início deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista à TV Vanguarda, o médico Ramon Ramos disse que os alimentos contaminados são uma das principais causas para a virose. Além disso, o vírus também é transmitido pelo ar, água ou por alimentos contaminados.
“É comum infecção fecal e oral, muito comum em crianças. O que a gente está vivendo nesta temporada é muito comum, com os alimentos contaminados, mal conservados”, comentou.
Nessas situações, a recomendação do especialista é a hidratação com água. Além disso, medicações para conter náuseas, vômitos e diarreia, que são os principais sintomas, também são válidos.
Em último caso, a recomendação é que o paciente procure uma unidade de atendimento de saúde para uma medicação intravenosa, devido à desidratação.
Os principais sintomas são diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. Os sintomas duram de 1 a 7 dias e a desidratação pode ser classificada como ‘leve’, ‘moderada’ ou ‘severa’.
Surto de virose leva milhares de pessoas a postos de saúde no litoral de SP
Jornal Nacional/ Reprodução
Cidades do litoral norte
Entre as quatro cidades do litoral norte de SP, apenas São Sebastião e Ubatuba responderam aos questionamentos da reportagem. Segundo a Prefeitura de São Sebastião, foram 211 casos entre os dias 1º e 5 de janeiro deste ano. No ano passado, no mesmo período, foram 244.
Já em Ubatuba, o balanço divulgado pela Prefeitura corresponde ao período entre os dias 15 e 19 de dezembro. Nesse intervalo, no ano passado, foram 462 casos registrados na cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias