Ambas tinham mandado expedido na Operação Defcon 3. Além do resgate, a facção criminosa financia pessoas externas para organizar protestos e manifestações na tentativa de desestabilizar a gestão prisional do estado. Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares
Duas mulheres foram presas, neste sábado (28), quando tentavam visitar internos da Unidade Prisional Itaitinga 4, na Grande Fortaleza. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as duas pessoas tinham mandado expedido durante uma operação.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário do Ceará e visa desarticular uma facção criminosa que financia pessoas externas para organizar protestos e manifestações na tentativa de desestabilizar a gestão prisional do Ceará.
Elas também são apontadas como autoras de um plano em andamento que tem o objetivo de resgatar presos faccionados em unidades prisionais do estado. Ambas eram monitoradas pela Coordenadoria de Inteligência da SAP.
Planejamento de fugas em presídios
Operação é um desdobramento da Operação Defcon 4, realizada em 28 de novembro de 2023, que revelou uma “extensa articulação criminosa para realizar ataques ao sistema penal cearense”, incluindo o planejamento de fugas em unidades prisionais e outras ações que colocam em risco a ordem pública.
LEIA MAIS:
Presídios do Ceará tiveram ao menos seis fugas nos primeiros meses de 2024
Rebelião de mais de 20 presos no Ceará: secretaria e sindicato divergem sobre acontecimentos
O objetivo da Operação Defcon 3 é desarticular as atividades do grupo criminoso, apreender materiais que possam auxiliar na continuidade das investigações e enfraquecer as ações da facção dentro e fora das unidades prisionais.
Suspeitas de tentar resgatar presos são detidas quando visitavam presídio
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: