Segundo a investigação, o suspeito cometeu o crime porque não se conformava com o fim do relacionamento. Conforme a polícia, ele saiu de casa durante a madrugada avisando à própria mãe que tinha a intenção de assassinar Josilane. Josilane Moreira foi morta a facadas pelo ex em Teresina
Arquivo pessoal
A Polícia Civil indiciou Francisco Jefferson Mendes Vilante, o homem suspeito de matar Josilane da Silva Moreira e esfaquear o namorado dela, Luís Viturino da Silva, pelos crimes feminicídio e tentativa de homicídio. Ele foi preso dois dias depois do crime.
O crime aconteceu no dia 30 de junho. Josilane foi morta a facadas dentro de casa, no residencial Loenel Brizola, Zona Norte de Teresina. O seu atual companheiro, Luís Viturino da Silva, também foi esfaqueado e sobreviveu.
O suspeito foi indiciado por dois crimes:
Homicídio contra Josilane triplamente qualificado: feminicídio cometido com meio cruel que impossibilitou a defesa da vítima e por um motivo torpe (um motivo imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente);
Tentativa de homicídio contra Luís Viturino.
Segundo a investigação, o crime foi cometido por Franscisco Jefferson, que não se conformava com o fim do relacionamento. Segundo a delegada Nathália Figueiredo, o homem agiu motivado por ciúmes de Josilane com o atual namorado.
“Ficou bem claro. Quando a gente ouviu a vítima sobrevivente, ele deixou claro que o autor agiu daquela forma a partir do momento em que percebeu que a vítima estava com outra pessoa”, disse a delegada Nathália.
Conforme a polícia, o suspeito saiu de casa durante a madrugada avisando à própria mãe que tinha a intenção de assassinar Josilane. Ao invadir a residência, ele desferiu pelo menos 12 facadas contra a ex, que faleceu. Ele ainda atacou o namorado dela, Luís Viturino, que foi internado.
O indiciamento é a conclusão da investigação policial, onde a delegada reúne indícios para afirmar que o suspeito cometeu determinados crimes. O documento é enviado ao Ministério Público, que deve analisar a investigação para, com base nas provas coletadas pela Polícia, denunciar o suspeito à Justiça.
Mãe encontrou filha morta
Mãe foi avisada de crime e encontrou filha morta em casa após ser esfaqueada pelo ex: ‘ela lutou tanto, sofreu’
TV Clube
A mãe de Josilane da Silva Moreira, de 37 anos, Antônia Nazário, foi a primeira pessoa a encontrar a filha morta, vítima de feminicídio, na madrugada de domingo (30). A mãe do autor do crime, Francisco Jefferson Mendes Vilante, avisou a mãe da vítima que o filho tinha saído de casa com a intenção de matar a ex. O crime aconteceu na Zona Norte da capital.
“Eu vi minha filha toda furada, foi um choque pra mim, achei covardia, ela lutou tanto, sofreu, a minha filha, [tinha] muita bagunça na casa. Ele tirou a vida de uma mãe de família, tinha três crianças para criar e ela era ‘trabalhadeira’ (sic)”, disse a mãe, emocionada.
Josilane deixa quatro filhos, três deles ainda crianças, que agora serão criados pelos avós maternos. A mulher não tinha filhos com o autor do crime.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Autor foi preso e confessou
A polícia prendeu nesta terça (2) o autor do crime, Francisco Jefferson Mendes Vilante. O homem se entregou à polícia, mas a prisão preventiva já estava decretada.
A vítima foi morta a facadas na casa onde morava, no conjunto Leonel Brizola, Zona Norte de Teresina. Conforme a polícia, ele saiu de casa durante a madrugada de domingo avisando à própria mãe que tinha a intenção de assassinar a ex-companheira.
Depois disso, a mãe do homem avisou à filha da vítima que ele poderia ter saído para cometer o crime. Ao chegar em casa, a jovem encontrou a mãe morta.
“Na madrugada, a mãe dele ligou para a filha da vítima e pediu para que ela fosse até a residência verificar o que tinha acontecido. Quando filha chegou, encontrou a mãe morta”, explicou o delegado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A mãe do homem relatou que ele saiu da casa por volta das 2h com intenções de assassinar Josilane. Ao invadir a residência, ele desferiu pelo menos 12 facadas contra a ex.
A polícia informou, na segunda (1º), que o homem perseguia a ex por não aceitar o fim do relacionamento, que durou cerca de um ano. O suspeito tinha histórico de agressões contra a vítima.
“Ele ameaçava ela através de mensagens, dizendo que ia colocá-la em um saco preto”, disse o delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do DHPP.
O delegado destacou ainda que o atual companheiro da mulher, chamado Luiz Vitorino da Silva, também foi atacado com golpes de faca, mas sobreviveu. Ele foi internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O crime
Josilane da Silva Moreira, de 37 anos, foi morta a facadas dentro de casa, na manhã de domingo (30), no residencial Leonel Brizola, Zona Norte de Teresina. O ex-companheiro é o principal suspeito e teria esfaqueado também o atual companheiro da vítima, que foi encaminhado ao hospital.
Mulher é morta a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito do crime
Divulgação/PMPI
Conforme o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Josilane e o suspeito haviam terminado o relacionamento há mais de um ano, mas o ex-companheiro a ameaçava constantemente.
No momento do crime, Josilane estava em casa ao lado do atual companheiro. Ambos foram esfaqueados, mas apenas a mulher faleceu.
A faca utilizada no crime, com manchas de sangue, e a carteira de motorista do ex-companheiro de Josilane foram encontradas na residência. O suspeito é procurado pela Polícia.
LEIA TAMBÉM:
Homem e adolescente são mortos a tiros na Zona Norte de Teresina; alvo do crime era outro, diz Polícia
Os policiais foram acionados pela filha da vítima e isolaram o local até a chegada da perícia criminal e do Instituto-Médico Legal (IML), que recolheu o corpo da mulher. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Departamento de Homicídio investiga crimes cometidos durante fim de semana em Teresina
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube