7 de outubro de 2024

Suspeito de ordenar assassinatos em disputa de facções em Teresina é preso

Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos, foi preso nesta sexta-feira (4). Ele é suspeito de ordenar crimes ocorridos nessa quinta (3). Ele sofreu uma tentativa de assassinato, situação em que sua esposa Bárbara Teresa, de 19 anos, grávida de 4 semanas, foi morta. Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos – Suspeito de ordenar assassinatos em disputa de facções em Teresina é preso
Polícia Civil
O homem chamado Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos, foi preso nesta sexta-feira (4). Israel é suspeito de ordenar uma série de assassinatos ocorridos na noite de quinta (3). Ele também sofreu uma tentativa de assassinato, situação em que sua esposa Bárbara Teresa, de 19 anos, grávida de 4 semanas, foi morta.
Reportagem em atualização.
Chacina na Zona Norte
Jovem grávida, adolescente e homem são mortos na Zona Norte de Teresina; outras 5 pessoas foram baleadas
TV Clube
Quatro pessoas foram mortas a tiros na tarde de quinta-feira (3) em uma chacina na região da grande Santa Maria, Zona Norte de Teresina. Três pessoas foram achadas ainda na quinta (3) e outra nesta sexta (4). Os crimes seriam decorrentes de uma disputa entre o Bonde dos 40 e o PCC, facções rivais no estado do Piauí.
Durante a noite de quinta-feira (3) uma operação foi realizada na região com atuação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer), Programa Policiamento com Motocicletas (Rocam), Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Batalhão Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone).
Quem são as vítimas?
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, em documentos divulgados à imprensa e entrevista coletiva concedida nesta sexta (4), essas são as informações sobre as vítimas:
Vítimas e suspeitos de chacina ocorrida na Zona Norte da capital
Divulgação/SSP-PI
Bárbara Teresa, de 19 anos, grávida de 4 semanas, assassinada a tiros; ela chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital Mariano Castelo Branco. Ela era esposa de Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos, que seria o alvo dos disparos e um dos líderes do PCC na região, possivelmente por ordem de Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, suspeito de ser integrante do Bonde dos 40 e rival de Israel na região.
A segunda vítima é Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, adolescente de 16 anos, morta a tiros dentro de um supermercado no bairro Monte Verde. Ela teria sido morta em retaliação pela morte de Bárbara, seria prima de Gilvan.
Francisco das Chagas, de 44 anos, não tinha envolvimento com facções, que estava trabalhando no bairro Parque Brasil quando três criminosos chegaram e atiraram contra ele. Segundo a polícia, foi morto por comparsas de Israel por ter denunciado Israel por roubo meses atrás, o que levou à prisão dele.
Eliton Manuel, 13 anos, filho de Gilvan, foi achado morto em um terreno baldio no conjunto Leonel Brizola no dia seguinte (4), porque tentou fugir dos atiradores, mas morreu ao pular o muro da casa onde estava.
Além dos quatro mortos, mais quatro pessoas foram baleadas. Sabe-se que dois dos feridos são criança de 10 e 11 anos e o sogro de Francisco das Chagas. Os nomes não foram informados e não se sabe qual o estado de saúde delas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Quem são os suspeitos?
Dois homens foram presos e um adolescente apreendido suspeitos de matar três das vítimas (Jennifer, Eliton e Francisco).
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, em documentos divulgados à imprensa e entrevista coletiva concedida nesta sexta (4), os homens presos são: Marciel Oliveira da Costa, de 19 anos, e José Igor Rodrigues Ferreira, de 22 anos. O adolescente apreendido foi identificado apenas pelas iniciais J.V.D.R. dos S., de 17 anos, irmão de Israel.
Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos, e Ruan Felipe Lopes Ferreira, 18 anos, são considerados também suspeitos dos crimes e estão foragidos. Israel tinha sido preso na Operação Denarc 54, em 30 de setembro, ao lado de José Igor. Contudo, eles foram liberados menos de 24 horas depois, em 2 de outubro.
Segundo a polícia, eles são integrantes do PCC e disputam com o Bonde dos 40 o território da Santa Maria. Eles são suspeitos de ter matado três das vítimas em retaliação pelo assassinato de Bárbara, a primeira a ser morta, esposa de Israel, líder do grupo na região. Não foram identificados ainda suspeitos de matar Bárbara, segundo a polícia.
Qual a motivação dos crimes?
Segundo o secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, as mortes têm relação com o assassinato do vigilante Francisco Wellington Silva do Vale, de 23 anos, na noite de quarta-feira (2), devido à disputa entre as duas facções na região da Santa Maria.
Esta morte, segundo o secretário Chico Lucas, já pode ter relação com uma tentativa de assassinato sofrida por Israel há cerca de um mês, logo após ele ter sido preso e solto pela polícia. Gilvan seria o suspeito de mandar matar Israel.
Após essa tentativa, Francisco Wellington foi morto e novamente Israel foi alvo de disparos na quinta (3), que resultaram na morte de sua esposa, Bárbara, grávida de quatro meses. As outras três vítimas (Jennifer, Eliton e Francisco) foram mortos depois disso.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias