25 de dezembro de 2024

Suspeitos de envolvimento na produção de áudio falso durante eleições em SE são indiciados pela PF

Alvo foi político que disputava eleições para governo em 2022. PF investigou áudio falso utilizado em campanha eleitoral para governo de Sergipe
PF/SE/Arquivo
A Polícia Federal em Sergipe indiciou um ex-assessor do ex-governador Belivaldo Chagas (Podemos) e outros dois envolvidos pela produção de um áudio falso para prejudicar a campanha do senador Rogério Carvalho (PT) durante a disputa pelo governo do estado nas eleições de 2022. A investigação havia sido iniciada em setembro de 2023.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o relatório da PF, os suspeitos atuaram para criar um áudio simulando a voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de atribuir falsas críticas ao senador do PT, que participava da disputa eleitoral.
Ainda de acordo com o documento, eles foram indiciados pela divulgação de fatos inverídicos para influenciar o eleitorado, falsificação de documento e associação criminosa.
Com a conclusão do inquérito, cabe ao Ministério Público decidir se irá acolher os argumentos da PF; pedir novas diligências ou arquivar a investigação.
O g1 não localizou o ex-governador, Belivaldo Chagas, para falar sobre o assunto.

Mais Notícias