23 de setembro de 2024

Suspeitos de tentar matar família no litoral do Piauí são presos durante operação interestadual

Segundo a polícia, esse e outros crimes, como de homicídio, aconteceram devido à disputa territorial pelo tráfico de drogas na região, que está sendo travada por três facções, do Ceará, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cinco suspeitos de tentar matar uma família no litoral do Piauí foram presos durante a Operação Forasteiros, da Polícia Civil do Piauí (PCPI), deflagrada na segunda (8) e terça-feira (9). A ação cumpriu mandados de prisão preventiva em Luís Correia e São Luís, no Maranhão.
O delegado João Filipe Leite, da PCPI em Luís Correia, informou ao g1 que a investigação teve início após três pessoas de uma mesma família terem sido baleadas por membros de uma facção criminosa do Ceará.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Alguns dos presos são desse grupo e foram até a casa de uma suposta rival deles, pertencente a outro grupo, de São Paulo. Eles foram lá para matá-la, mas como não a encontraram atiraram contra os familiares dela, a mãe, o irmão e o padrasto”, relatou o delegado.
Isso aconteceu no dia 8 de novembro de 2023. Apesar dos ferimentos, os três sobreviveram. “A investigação começou a partir desse fato, essa tripla tentativa de homicídio. Algumas pessoas foram identificadas como executores, mandantes e integrantes da facção cearense”, disse João Filipe Leite.
Segundo o delegado, esse e outros crimes, como de homicídio, aconteceram devido à disputa territorial pelo tráfico de drogas na região, que está sendo travada por três facções, do Ceará, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“As investigações ainda continuam. Outras pessoas que estão sendo investigadas, mas a gente não pode dar maiores detalhes por enquanto”, resumiu João Filipe Leite.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os presos foram identificados apenas pelas iniciais: J. R. C. P., de 23 anos, D. G. X. A., de 25 anos, W. S., de 37 anos, J. G. S. P., de 19 anos, e G. P. V., de 27 anos.
J.R.C.P. foi preso em sua casa, no Centro de Luís Correia, na segunda (8). Segundo a polícia, durante a abordagem, ele tentou se desfazer de uma quantia em dinheiro e um celular, arremessando-os pela janela. Os itens foram apreendidos.
D.G.X.A. foi preso em São Luís (MA), na terça (9). W.S. e J.G.S.P., que já estavam presos na Penitenciária Mista de Parnaíba, vizinha a Luís Correia, tiveram seus mandados cumpridos no mesmo dia, na unidade penal.
A última prisão, também na terça (9), foi a de G.P.V., natural do Ceará. Ele foi preso em Luís Correia, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva da 1ª Vara Criminal de Quixadá (CE). Conforme a polícia, ele estava em uma endereço associado a D.G.X.A. O local foi alvo de busca e apreensão.
“Os três suspeitos que estavam em liberdade foram levados para unidades policiais, onde os mandados judiciais foram integralmente cumpridos e, na sequência, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão reclusos à disposição da justiça de Luís Correia”, disse o delegado.
A operação foi realizada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão e Combate ao Tráfico (DFHT) da Delegacia Seccional de Luís Correia, com o apoio da Polícia Civil do Ceará, o suporte operacional do 24º Batalhão de Polícia Militar do Piauí e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí e no Maranhão (Ficco).
Polícia Civil do Piauí
Divulgação /PC-PI
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias