18 de novembro de 2024

Sustentabilidade: alunos de escola pública do Rio aprendem a fazer sabão, detergente e desinfetante

Ciep Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é uma escola intercultural e, por isso, eles ainda praticam o inglês enquanto produzem os produtos de limpeza. Sabão, detergente e desinfetante: alunos do Ciep aprendem sobre sustentabilidade produzindo os próprios produtos de limpeza
Estudantes do Ciep Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, produzem os próprios produtos de limpeza durante as aulas de ciências. Sabão, detergente e desinfetante que são usados na escola são produzidos pelos próprios alunos.
A missão deles é transformar óleo de cozinha usado em sabão novo. Para isso, utilizam ingredientes simples e acessíveis, como água, álcool, bicarbonato de sódio e essência. Misturam tudo no liquidificador até ficar homogêneo e, depois, colocam o produto finalizado em pequenos frascos.
“A gente, normalmente, no nosso dia-a-dia, compra vários produtos de limpeza — detergente, desinfetante, … — e a gente não pode saber como que é feito. Aqui, não. A gente coloca a mão na massa, a gente faz os produtos, além de fazer produtos sustentáveis”, explica Vitor Daniel, aluno do 2º ano do ensino médio.
Vitor Daniel, estudante do 2º ano do Ciep Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu
Reprodução
A iniciativa partiu de Kelly Sperandio, professora de biologia que queria tornar as aulas de ciência mais atrativas e práticas, ensinando aos alunos a importância da sustentabilidade.
“Eu sou uma professora que não gosto de rotina, eu gosto de fazer coisas diferentes, a rotina me incomoda. Então, se incomoda a mim, imagina a um adolescente? Não é só vir à escola aprender, é realmente vivenciar a escola, experimentar algo novo”, declara a professora.
Turma do Ciep aprende a fazer sabão, detergente e desinfetante em aula de ciências
Reprodução
“Eles estão aprendendo uma matéria, um conteúdo de forma diferenciada. Não é só passar o conteúdo no quadro, é pôr a mão na massa”, afirma.
Além da responsabilidade ambiental, os estudantes tem um outro desafio: o Ciep Carlos Drummond de Andrade é intercultural, portanto, os alunos aprendem e praticam tudo em inglês.
Turma do Ciep aprende a fazer sabão, detergente e desinfetante em aula de ciências
Reprodução
A Gabriela, aluna do Ciep, gostou da ideia e levou para a casa. Segundo ela, fazer os produtos é muito mais econômico.
“Economiza demais! Porque é um custo muito baixo para um produto que tem uma ótima qualidade e fez um ótimo serviço”, afirma.
Gabriela na produção do produto
Reprodução
A turma agora se encaminhada para uma nova etapa: realizar testes no laboratório de química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) — uma forma de unir a edução, meio ambiente e o empreendedorismo na formação educativa.
“Com as coisas que a escola nos proporciona e as coisas que os professores nos ensinam, pode nos ajudar muito a fortalecer nosso entendimento para o caso de a gente fazer uma faculdade; nos ajudar pra conseguir um emprego melhor, garantir nosso salário e viver uma vida tranquila”, conta, esperançoso, Felipi César, aluno do 2º ano.
Turma do Ciep aprende a fazer sabão, detergente e desinfetante em aula de ciências
Reprodução

Mais Notícias