19 de setembro de 2024

‘Tainhômetro’, meme e animais gigantes: peixe tradicional na cultura de SC bate recorde de captura

Típica do litoral, tainha é alimento para populações há séculos e carrega importância histórica e cultural no estado. Desde 2012, pesca artesanal é patrimônio em Santa Catarina. ‘Tainhômetro’, meme e animais gigantes: peixe tradicional na cultura de SC bate recorde de captura
Julio Dutra/Arquivo Pessoal
A pesca artesanal da tainha bateu recorde em Santa Catarina neste ano. Em meio ao registro de peixe com quase 7kg, meme de tainha que lembrou dinossauro e viralizou, e à contagem de capturas por meio do ‘Tainhômetro’, foram contabilizados 937.872 peixes em 2024. O número representa crescimento de 85% em relação a 2023, quando 505.502 foram pescados.
Típico do litoral, o peixe é alimento para as populações há séculos e carrega importância histórica e cultural para o estado. Desde 2012, a pesca artesanal é patrimônio de Santa Catarina e todos os anos, entre maio e julho, a atividade é celebrada com festividade.
Os dados sobre a captura de peixes foram contabilizados pela plataforma Informações da Pesca (IDP) e são usados pelo governo de Santa Catarina. A atualização é de quinta-feira (27), cerca de um mês antes do término da temporada – que segue até 31 de julho.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O que você vai ver nesta reportagem
Ranking de cidades com mais peixes;
Tainhas com cerca de 7 kg encontradas em SC;
Como funcionam as diferentes modalidades da pesca;
Capital de Santa Catarina, Florianópolis é a cidade que mais registrou captura de tainhas neste ano. Foram 433.165 pescados, segundo o IDP. O número é similar ao que aparece no ‘Tainhômetro’, plataforma da prefeitura que ganhou fama na cidade pelo nome e que reúne o ranking de 20 praias onde há pesca tradicional.
Na sexta-feira (28), o contador mostrava 400.362 peixes, com a praia dos Ingleses em primeiro lugar. Segundo o município, a plataforma foi desenvolvida para agregar e envolver os pescadores durante a temporada artesanal da tainha.
Tainha ou dinossauro? Peixe é servido com escama em restaurante
Lanchas e motos aquáticas desafiam pescadores em tradicional safra da tainha
Pesca artesanal da tainha em Santa Catarina
Ben Ami/NSC
Bombinhas, no Litoral Norte, está em segundo lugar no ranking de cidades com mais capturas, com 326.579 peixes. Balneário Camboriú, na mesma região, aparece na lista do IDP com 42.312 peixes e está na terceira posição.
Já Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, está na quarta posição, com 26.968 capturas.
Pesca da tainha em 11 de junho em Bombinhas
Julio Dutra/Arquivo Pessoal/
🐟📏😯 Tainhas gigantes
Embora encontrados pela costa catarinense com peso médio entre 1,5 kg e 2 kg, alguns peixes foram flagrados nesta temporada com mais de 5 kg. No início do mês, por exemplo, pescadores na Praia do Camacho, em Jaguaruna, Litoral Sul, capturaram um peixe com quase 7 quilos (imagem abaixo).
Tainha de 6,7 quilos capturada em Jaguaruna, no Litoral Sul de SC
Arquivo pessoal
Doutor em Aquicultura, Caio Magnotti vê duas hipóteses para os animais chegarem maior a Santa Catarina neste ano:
Definição de cotas para pesca a partir de 2018, quando o governo federal passou a limitar a quantidade de captura de tainha para a pesca industrial e artesanal com embarcações que usam rede de emalhe anilhado.
Outra possibilidade levantada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) envolve a questão climática e as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul:
“Nesse ano a gente teve uma questão climática no sul muito extrema. Em janeiro e fevereiro, tivemos grandes enchentes no Uruguai e na Argentina. Em março e abril, foi a questão no Rio Grande do Sul. Essas regiões que seriam um berçário da tainha grandes foram inundadas e os peixes foram ‘jogados para fora’ do estuário e foi tudo para o mar”, explicou.
🦖🐟 Tainha ou dinossauro?
Tainha servida em restaurante foi comparada com dinossauro, e imagem viralizou
Redes sociais/ Reprodução
Na terça-feira (25), a tainha viralizou na internet após um peixe da espécie ter sido servido no Restaurante Universitário da UFSC, em Florianópolis, com escamas. Um estudante postou a imagem e comparou a dinossauro, em tom de brincadeira (imagem acima).
“Hoje teve dinossauro no RU”, dizia a publicação, vista por mais de 1,6 milhão de pessoas no X até a tarde de quarta-feira (26).
Em junho de 2013, a tainha já havia sido contexto de outro um meme na internet, quando Sálvio Vieira enviou um recado para a companheira no Dia dos Namorados, dizendo que a data era ideal para “tainha, vinho e muito sexo”. A reportagem foi ao ar na TV UFSC e viralizou na internet (assista baixo).
Como funcionam as diferentes modalidades da pesca
Pesca da tainha em Santa Catarina
Ben Ami/NSC
Como funciona a pesca da tainha em SC
Ben Ami/NSC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias