23 de setembro de 2024

Tambaqui pescado em Palmas pesa quase o dobro da média da espécie, diz especialista

O tambaqui é o segundo maior peixe de escama de água doce, ficando atrás apenas no pirarucu. A espécie também é a mais produzida na região norte do país. Tambaqui com 85 centímetros e quase 30 quilos foi capturado no lago de Palmas
O tambaqui que foi pescado no lago de Palmas, com 28 kg, pesa quase o dobro da média dos peixes da mesma espécie. Um especialista explicou ao g1 que o peso médio desse animal vem caindo nos últimos anos, ficando entre 10 e 15 quilos.
“Já foram capturados exemplares acima de 30 quilos. Então é um peixe que cresce bastante. Se ele tiver disponibilidade de alimento, tiver espaço, ele realmente vai crescer bastante. Mas na natureza os estoques, onde tem a edição nativa, estão bem explorados”, explicou o engenheiro agrônomo, Giovanni Moro.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em conversa com o g1, Giovanni explicou que o tambaqui é o segundo maior peixe de escama de água doce, ficando atrás apenas no pirarucu. A espécie também é a mais produzida na região norte do país.
Mesmo assim, o tambaqui não é nativo do Tocantins e encontrar esse animal no lago da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, não é comum.
“O tambaqui não é nativo aqui da bacia do Tocantins. Esse exemplar possivelmente foi introduzido durante os peixamentos que houveram anos atrás ou escapou de alguma piscicultura. No Tocantins, na verdade ele não é produzido puro. O tambaqui puro é produzido em um híbrido, em que ele é cruzado com a Pirapitinga, e aí é produzido principalmente a Tambatinga”, disse.
Tambaqui é o segundo maior peixe de escama de água doce
Divulgação/Embrapa
O peixamento é uma prática de repovoamento. Segundo o engenheiro, na década de 1980 e 1990, quando as usinas hidrelétricas faziam o enchimento dos lagos, uma das medidas compensatórias era soltar alevinos de espécies de peixes.
“Os peixes diminuíam muito quando você transformava o rio em lago. E aí uma das formas de tentar recuperar essa ictiofauna era através do peixamento. Que nada mais é do que um repovoamento”, contou Giovanni.
LEIA TAMBÉM
Pescador vence ‘batalha’ de 40 minutos e consegue pescar tambaqui com quase 30 quilos
Jacaré de 4 metros para o trânsito e impressiona motoristas em estrada; VÍDEO
Gigante, devorador de drone e alimento de piranhas: conheça espécies de jacarés no TO e relembre histórias
Serra da Cangalha: cratera formada há 300 milhões de anos por queda de meteorito surpreende pelas belezas naturais e turismo
Tambaqui na Graciosa
Peixe com quase 30 quilos foi capturado após 40 minutos de luta
Arquivo Pessoal
Um pescador fisgou um tambaqui de 28kg e 85 centímetros no lago de Palmas, neste domingo (7), próximo da Praia da Graciosa. Ele chegou a passar 40 minutos ‘lutando’ com o peixe até conseguir capturá-lo.
Quem fez essa proeza foi o empresário e chefe de cozinha Eduardo Ramon, que é dono de um dos flutuantes que transportam turistas pelo lago de Palmas. O tamanho do peixe impressionou quem estava no local e as imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais.
Veja algumas espécies de peixes encontradas nos rios do Tocantins:
Tucunaré
Corvina
Mapará
Mandimoela
Caranha
Pirapitinga
Matrinxã
Piabanha
Surubins
Jaú
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias