Obra é executada pela concessionária Linha Universidade (Linha Uni), e o custo da linha está estimado em R$ 18 bilhões. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e o governador de SP, Tarcísio de Freitas, durante visita a obras da Linha 6-Laranja do metrô
Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu nesta quinta-feira (7) o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, durante visita às obras da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da Linha 6-Laranja do metrô, na Zona Norte da capital paulista.
O CEO da construtora espanhola Acciona, José Manuel Entrecanales, grupo responsável pela obra e pela operação, também participou da visita.
“As principais empresas espanholas, há muito tempo, estão no Brasil independente de flutuações e crises. Elas nunca perderam a confiança em nosso país e estão posicionadas, em especial, no nosso estado de São Paulo. A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil”, afirmou Tarcísio.
Tatuzão da Linha 6 – Laranja do Metrô chega à futura estação Perdizes
A obra é executada pela concessionária Linha Universidade (Linha Uni), e o custo da linha está estimado em R$ 18 bilhões.
A Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central da cidade.
Problemas nas obras
Enxurrada em obra da futura estação 14 Bis da Linha-6 Laranja engole carros em SP
As obras da Linha 6-Laranja provocaram vários problemas à comunidade do entorno.
Em fevereiro de 2022, uma cratera engoliu parte da Marginal Tietê depois que o tatuzão da obra chegava ao Poço Aquinos. Laudo contratado pela Acciona, empresa responsável pelas obras, culpa a Sabesp pelo acidente. Já o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, contratado pelo governo de São Paulo, concluiu que houve falhas da Acciona na execução da obra.
Pouco mais de um ano depois, em março de 2023, moradores da Freguesia do Ó, Zona Norte, denunciaram que suas casas estão sofrendo danificações em suas estruturas por conta das obras da linha. Por nota, a Acciona disse que inspeções prévias foram realizadas e que os reparos já estão sendo realizados nos imóveis. A empresa ainda disse que não existe risco de novos danos, pois os imóveis estão sendo monitorados pelas equipes do projeto.
Além disso, alagamentos constantes nos canteiros de obras da linha têm assustado e preocupado moradores do entorno. Em 5 de março, com as fortes chuvas que caíram na capital paulista, as obras no canteiro da futura estação 14 bis, na Bela Vista, encheu de água e as ruas vizinhas, invadindo prédios e causando prejuízos aos condomínios.
Em nota, a concessionária Linha Uni disse que os alagamentos são culpa da chuva e “os danos não têm qualquer relação com atividades da obra e eventuais prejuízos estão sendo avaliados”.