Os novos valores entram em vigor a partir do dia 22 de abril. Lâmpada acesa
Freepik
A tarifa de energia de 855 mil clientes das 63 cidades sergipanas atendidas pela Energisa será reajustada, de acordo com o tipo de consumidor. O anúncio foi feito nessa terça-feira (16), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os novos valores entram em vigor a partir do dia 22 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A tarifa terá efeito médio de 1,16% para os consumidores. Para a baixa tensão o reajuste será de +1,38%. Os consumidores da média e alta tensão (indústrias e comércios de médio e grande porte) o efeito médio será de +0,43%. Para os consumidores residenciais (B1), o reajuste será de 1,43%.
O cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica segue regras estabelecidas em contratos de concessão.
De acordo com a Aneel, os principais itens que influenciaram o índice de reajuste aprovado foram os gastos com pagamentos de encargos setoriais, os custos com transmissão de energia e a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.
Entenda a composição da tarifa
Na composição da tarifa, a distribuidora representa a menor parcela. Apenas 28,5% do valor cobrado na fatura fica com a Energisa Sergipe para cobrir os custos de operação, manutenção e investimentos. O restante do montante é repassado para as empresas geradoras de energia (31,4%) e transmissoras (6,1%). 34% correspondem aos encargos e tributos governamentais. Ou seja, em uma fatura de R$ 100, por exemplo, R$ 28,5 é destinado à Energisa.