27 de fevereiro de 2025

‘Tatuagem’ de glitter, esmalte colorido e até perfume com brilho: conheça produtos e cuidados estéticos disponíveis para cavalos


Luma de Mello Burini e Ana Luísa Alves Barros são sócias de uma loja de produtos estéticos para cavalos em Botucatu (SP) que viralizou nas redes sociais ao compartilhar os cosméticos disponíveis. ‘Tatuagem’ de glitter, esmalte para os cascos e pintura para a crina são cuidados estéticos para os animais
Reprodução/Redes sociais
“Tatuagem” de glitter, esmalte para os cascos, penteados e tratamento para as crinas. Esses são apenas alguns dos mais variados cuidados estéticos que existem no mercado para cavalos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Luma de Mello Burini, de 21 anos, e Ana Luísa Alves Barros, de 24 anos, são sócias de uma loja de produtos estéticos para cavalos em Botucatu (SP). A empresa viralizou nas redes sociais ao compartilhar os cosméticos disponíveis.
Ao g1, Luma explica que a empresa surgiu em 2023, após a sócia ter visto um vídeo de uma norte-americana pintando um cavalo à mão. Assim surgiu a ideia da pintura com molde para os animais. As duas gravaram um vídeo e publicaram em uma rede social, atingindo mais de um milhão de visualizações.
Luma e Ana Luísa, de Botucatu (SP), criaram loja com diversos produtos para estética de cavalos
Luma de Mello Burini/Arquivo pessoal
Nas competições, segundo Luma, os produtos ficam expostos pelos revendedores: “A gente não esperava que ia viralizar e que o produto ia vender tanto. É muito gratificante ir nas provas e ver que as pessoas estão usando o nosso produto”, comenta.
Entre as opções disponíveis estão um pente que pinta a crina do cavalo, perfumes com brilho e esmaltes de várias cores para o casco, além de tratamentos para a crina e pelagem dos cavalos.
A empresa possui revendedores no interior de São Paulo, em cidades como Botucatu, Bauru e Laranjal Paulista. Conforme a empresária, todos os produtos são testados por meses antes de serem vendidos, e contam com ativos benéficos para o animal.
Vídeos mostrando os produtos para estética de cavalos viraliza nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Cuidados com a saúde
A médica veterinária Giovanna Moraes, de 28 anos, comenta que os cuidados estéticos têm se tornado cada vez mais fundamentais para manter a saúde dos cavalos.
Banhos com os produtos corretos e escovar a pelagem, por exemplo, são importantes para manter a estética dos cavalos, mas também evitam a proliferação de fungos e ácaros. Já a escovação das crinas e do rabo é necessária para controlar carrapatos.
“A gente fala um pouco também com relação ao corte da crina e do rabo. Hoje, temos raças de cavalos que têm um padrão. Tem raça que o padrão é com a crina toda tosada, como o mangalarga marchador. Já o mangalarga paulista tem uma crina média. O crioulo tem aquele corte reto no rabo. Alguns animais têm as suas características de padrão da raça”, diz.
Giovanna Moraes, médica veterinária, deu orientações sobre cuidados com a saúde de cavalos
Giovanna Moraes/Arquivo pessoal
Sobre o uso de produtos humanos nos cavalos, a veterinária explica que não há uma proibição e que muitas pessoas costumam usar cosméticos para tratamento capilar nas crinas e rabos. No entanto, ela reforça que muitos produtos estéticos no mercado podem apresentar algum grau de toxicidade para o animal.
Por isso, a veterinária orienta que os cavaleiros busquem usar produtos naturais específicos para os animais, pois possuem uma fórmula específica para o tipo de pêlo e pele. Outros cosméticos podem gerar alergias e problemas de saúde.
“O cavalo é um dos animais mais sensíveis que a gente tem, até, às vezes, mais sensível que um pet. Então, é fundamental estar de olho nos cuidados de estética, além do cuidados com a alimentação, de buscar sempre fornecer o alimento adequado para o animal, e ter um veterinário sempre acompanhando.”
De acordo com Giovanna, se o cavalo apresentar algum sintoma atípico ou uma reação aos produtos, o veterinário deve ser chamado rapidamente.
Momento de conexão
Juliana Riberto Dias, de 16 anos, estudante de Itapetininga (SP), começou a montar cavalo aos oito anos. Ela sempre gostou do animal, mas foi em um centro de treinamento em Tietê (SP) que começou a praticar a modalidade de três tambores.
Ao g1, a estudante contou que tem três cavalos: a Savana, a Blue e uma potra. Para competir, eles usam protetores para as patas, uma manta, elásticos de crina e a camiseta da competição em cores combinando.
“Eu gosto muito de ter esse momento com os meus animais, dando banho, fazendo carinho e penteado, porque eles gostam muito e ficam relaxados. Isso, antes das competições, ajuda muito para acalmar eu e o animal. É muito importante para a nossa conexão.”
Juliana Riberto Dias, de 16 anos, compartilhou que o cuidado é um momento de conexão com o animal
Juliana Riberto Dias/Arquivo pessoal
Juliana diz que os cuidados são feitos com produtos próprios para cavalos, para que eles não tenham problemas de saúde, como alergias.
Os cuidados com os três animais são feitos diariamente por uma pessoa específica, que cuida dos treinamentos, dentes, ferraduras e limpeza das baias, além do acompanhamento veterinário, que é necessário para participar das competições.
“Quando eu vejo alguma coisa nova e diferente na internet, eu vou querer testar: alguns cuidados diferentes, acessórios super legais… Eu acho que essa é a parte mais gostosa do cuidado com os animais”, completa.
Isabely Krubnik, 14 anos, estudante de Itapetininga (SP) tem contato com os animais desde pequena, mas foi no sítio de seu tio onde ela aprendeu a montar em um cavalo. O Baruck foi o primeiro cavalo que ela montou, e os dois possuem uma forte conexão.
Atualmente, a estudante faz aulas de hipismo em um haras de Itapetininga e participou de competições. Ela diz que depois de andar com o cavalo, costuma separar um momento para fazer carinho, dar um banho e cuidar da crina.
Para a estudante, esse cuidado faz com que o animal confie nela e fortaleça a relação entre os dois. “Eu adoro fazer tranças na crina, colocar fita de cetim para ficar decorado e bonito”.
Isabely Krubnik de Itapetininga (SP) e o cavalo Baruck possuem uma forte conexão
Arquivo Pessoal/Isabely Krubnik
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias