5 de fevereiro de 2025

Tatuzão chega à última estação do trecho norte da Linha 6-Laranja, e Tarcísio promete entrega para o mês das eleições


Construção da linha começou em 2015 e tinha previsão inicial de entrega em 2020. Obras foram retomadas após nova empresa assumir o negócio de R$ 19,1 bilhões. O governador Tarcísio de Freitas (Repuplicanos) na cerimônia de chegada do tatuzão na obra da estação Brasilândia, da Linha 6-Laranja do Metrô de SP.
Reprodução/TV Globo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou nesta terça-feira (4) da cerimônia de chegada do tatuzão na futura estação Brasilândia. A máquina tuneladora faz a escavação dos túneis da Linha 6-Laranja do Metrô.
A estação é a última do atual projeto de construção da linha até a Zona Norte da cidade e está interligada a um pátio no Morro Grande.
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O governador promete entregar o primeiro trecho da obra em outubro de 2026, mês das eleições presidenciais e estaduais. A entrega completa da obra deve acontecer apenas em 2027.
“A gente está concluindo a escavação nos dois ramos. A partir daí é um trabalho de terminar os dois ramos [sudeste e noroeste]. Os trens começam a chegar neste ano, pra gente começar a fazer os testes ano que vem. Outubro do ano que vem a gente quer operar da Brasilândia até pelo menos a estação Sesc Pompeia ou até Perdizes. E, em 2027, entregar a linha completamente concluída no 1° trecho até São Joaquim”, disse Tarcísio.
A Linha 6-Laranja vai ligar justamente a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no Centro da capital paulista.
Em maio de 2023, o governador tinha dito que a previsão para entrega do 1° trecho da linha era setembro de 2026. A nova data é um mês à frente e coincide com a disputa eleitoral do próximo ano, em que o governador ou será candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, ou tentará uma candidatura à Presidência.
Na cerimônia desta terça (4), comemorou a chegada da tuneladora (tatuzão) na Brasilândia e enalteceu a obra, que é uma Parceria Público Privada (PPP) em que a concessionária constrói o metrô e depois tem o direito de explorar comercialmente a obra.
“A gente está num dia de rara felicidade. Chegamos finalmente na Brasilândia, última estação desse ramo noroeste. No ramo sudoeste também estamos indo bem. Talvez mais dois ou três dias a gente chegue na estação São Joaquim. Estamos terminando a parte dos túneis e vamos ter todas as estações interligadas por túneis. A ligação da Brasilândia com pro pátio do Morro Grande já está pronto. Uma obra importante, que custa R$ 19 bilhões. É a maior obra em execução na América Latina. São 10 mil postos de trabalho gerados”, disse.
Histórico
Trajeto da futura Linha 6 – Laranja
Reprodução/TV Globo
Conhecida como ‘Linha das Universidades’, por passar próximo a diversas instituições de ensino superior como PUC-SP e Faap, a linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona, empresa que opera o consórcio Linha Uni, responsável pela obra.
A construção da linha começou em 2015 e tinha previsão inicial de entrega em 2020. Porém, o consórcio Move São Paulo, formado pela Odebrecht e Queiroz Galvão, desistiu do projeto e, em 2018, o governo de São Paulo suspendeu as obras.
Elas só foram retomadas em 2020, quando a Acciona assumiu os direitos do consórcio para tocar o empreendimento.
A Linha 6 terá 15km de extensão e conexões com quatro outras linhas (1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante). No total, serão 15 estações.
As obras da Linha 6-Laranja do Metrô serão retomadas após 3 amnos de atrasos

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