19 de setembro de 2024

Taxa da coleta de lixo tem aumento de quase 60% em Cedral

Segundo a prefeitura, o TCE orientou que a prefeitura fizesse uma nova licitação para a empresa que oferece o serviço de coleta lixo, devido ao aumento no número de moradores. Taxa da coleta de lixo sofre aumento de quase 60% em Cedral
Os moradores de Cedral (SP) ficaram insatisfeitos com o aumento de quase 60% na taxa cobrada pelo serviço de coleta lixo neste mês.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em entrevista à TV TEM, os moradores enviaram o boleto como comprovante do aumento no valor cobrado na taxa, comparando 2023 com 2024. Pelo documento, é possível ver que o valor teve um aumento de 58,9%, sendo os bairros que possuem chácara os mais afetados (assista acima).
Taxa de lixo cobrada pela Prefeitura de Cedral (SP) em 2023
Reprodução/TV TEM
Taxa de lixo cobrada pela Prefeitura de Cedral (SP) em 2024
Reprodução/TV TEM
Entre eles, Guilherme Vinícios de Oliveira, que tem um terreno com área construída desabitado e ficou descontente com o preço pago na coleta. No ano passado, segundo ele, foram pagos R$ 280 e, neste ano, em torno de R$ 700.
A prefeitura
De acordo com o último Censo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade teve um crescimento no número de habitantes de 58%. A população de Cedral chegou a 12.618 pessoas.
Prefeitura de Cedral (SP)
Reprodução/TV TEM
Segundo a prefeitura, o Tribunal de Contas do Estado orientou que a administração municipal fizesse uma nova licitação para a empresa que oferece o serviço de coleta lixo, pois, como o número de moradores aumentou, mais toneladas de resíduos seriam geradas.
Como o valor da coleta é dividido entre os moradores do município, a taxa sobe. O prefeito da cidade, Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, explicou a cobrança em entrevista.
“A licitação foi feita dentro dos termos de referência, calculando uma previsão para cinco anos, atendendo a todos os pré-requisitos que o Tribunal de Contas do Estado orientou”, reforça o prefeito.
Sobre o pagamento da taxa mesmo em terrenos onde não há casa construída, conforme o prefeito, já está previsto em lei.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias