7 de janeiro de 2025

Tempestade faz piscinões transbordarem e causa prejuízo a comerciantes no centro de Limeira


De acordo com dados do Cemaden e Inmet, cidade figura segunda posição na lista de maiores acumulados de chuva no estado, com 95 milímetros em 24 horas. Temporal causa prejuízo a comerciantes de Limeira
Os pisicinões que deveriam conter a água da chuva na região central de Limeira (SP) não deram conta da tempestade desta segunda-feira (2). Imagens registradas por moradores mostram que os portões dos reservatórios romperam e as ruas ficaram completamente alagadas.
Além de arrastar carros, a correnteza ainda invadiu comércios e gerou diversos prejuízos. Uma loja de eletrodomésticos usados perdeu equipamentos e ao menos sete geladeiras acabaram sendo levadas para dentro de um piscinão (assista às imagens acima).
Dados da Defesa Civil Estadual, com base no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que a cidade é a segunda com o maior acumulado de chuva em São Paulo. Foram 95 milímetros em 24 horas.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Comércios foram prejudicados
Tempestade faz piscinões transbordarem e causa prejuízo a comerciantes no centro de Limeira
Reprodução/EPTV
Os dois novos reservatórios de água ficam no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Barão de Campinas. Eles foram entregues em julho deste ano na expectativa de minimizar os alagamentos nesse ponto da cidade. No entanto, com o alto volume de chuva em pouco tempo, acabaram transbordando e os portões de ferro foram arrancados.
O comerciante Valdir Benedito Glanso é dono de uma peixaria que ficou tomada pela lama. “Antes de começar essa obra de R$ 25 milhões, dois anos e pouco fazendo uma obra, não acontecia o que está acontecendo agora. Quando construímos a peixaria, construímos 45 centímetros para cima do nível da rua, prevendo isso aí”, relembra.
“O impressionante que, em janeiro, entrou 45 centímetros de água pra dentro da peixaria. Alegaram que não estava pronta a obra. Uma chuvinha de meia hora, uma hora, já entrou mais 10 cm dentro da minha peixaria. A gente pensou que ia ter sossego, não tenho mais sossego. Tenho desespero”, conclui.
Um outro empresário, dono de uma loja de eletrodomésticos, perdeu praticamente tudo. Já na Rua Sete de Setembro, uma barbearia ficou com metade da parede marcada pela altura da água. Durante a noite, o proprietário Renan Rocha Bueno tentava contornar os danos. “É lavar e começar de novo. Amanhã é um novo dia e é torcer para não chover mais”.
A EPTV, afiliada da TV Globo, pediu uma entrevista com a Prefeitura de Limeira para explicar o que afetou o piscinão, mas não teve retorno até a exibição do Bom Dia Cidade desta terça (3).
Outros estragos pela cidade
O temporal também fez um córrego transbordar e provocou alagamentos nas ruas Antonio Lucato, José Augusto de Oliveira e Vito Mastrocola, no Jardim Vista Alegre. O acúmulo de água também levou à interdição da Avenida Flávio Roque da Silveira, que liga o Anel Viário com o Jardim Ipiranga.
Ponte histórico de alagamento, Ponte Preta foi interditada
Wesley Almeida/ EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.

Mais Notícias