19 de novembro de 2024

Temporais no RS: governo suspende aulas na rede estadual; medida impacta 700 mil alunos

Atividades na rede estadual foram canceladas na quinta (2) e sexta-feira (3). Municípios da Região Metropolitana, como Porto Alegre, também suspenderam aulas. Sala de aula vazia em uma escola no RS
Reprodução/RBS TV
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a suspensão das aulas na rede pública estadual entre quinta (2) e sexta-feira (3). A medida é motivada pelos temporais, que já deixaram 10 mortos e ainda afetam 114 municípios do estado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
As aulas estão suspensas nas escolas estaduais de todo o Rio Grande do Sul, não apenas nas regiões mais afetadas pela instabilidade. Segundo o governo, são atendidos 700 mil alunos em 2.340 escolas.
Leite: ‘Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates’
Inmet: ‘Muita preocupação nas próximas 24h, 36h’
Ao todo, 315 escolas de 133 municípios foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Dessas, 97 foram danificadas.
VÍDEO: Casa é arrastada pela enchente em Putinga
Após 15h sobre carro, homem é resgatado
‘Não é afogada que eu vou morrer’, diz arrastada por rio
Sobe para 10 número de mortos por enchentes no Rio Grande do Sul
Rede municipal
Além da rede estadual, há municípios que anunciaram a suspensão das atividades. Em Porto Alegre, as aulas na rede municipal estão suspensas nesta quinta (2).
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), entidade que reúne prefeituras da região, informou que as aulas também foram suspensas em:
Gravataí
Guaíba
Esteio
Eldorado do Sul
Arroio dos Ratos
Santo Antônio da Patrulha
Taquari
Triunfo
Charqueadas
Cachoeirinha
Em Sapucaia do Sul, as aulas foram mantidas, mas sem prejuízo a alunos que não comparecerem. Em Canoas, as atividades foram suspensas no turno da manhã de quinta (2).
Novo Hamburgo e Glorinha suspenderam as atividades nas escolas da zona rural. A mesma situação é vista em São Jerônimo, onde as escolas urbanas estarão de plantão para acolher desabrigados.
Em Nova Santa Rita, a quinta-feira (2) é de atividades normais, na rede municipal, exceto em escolas com desabrigados.
Temporais provocam mortes e estragos no RS
Arte/g1
Temporais no RS
Os temporais já deixaram 10 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. Ao todo, foram registrados transtornos em 114 municípios.
O último boletim informou que 4,4 mil pessoas precisaram deixar suas casas. São 1.072 pessoas em abrigos e 3.416 desalojados.
Mais de 4,4 mil pessoas já tiveram que sair de casa por causa das enchentes no RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta (2). Ele disse que oito helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) estão preparados para atuar no estado e aguardam condições meteorológicas para voarem. Na terça (30), a Aeronáutica enviou helicópteros, mas a operação foi difícil em razão das condições climáticas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias