Estação próxima da cidade registrou 66,6 mm de chuva nesta quinta (7). Defesa Civil contabiliza estragos. Prefeitura pede cuidado da população em regiões próximas de rios. Temporal deixa Centro de Irati e outros bairros debaixo d’água
Um temporal deixou estragos em Irati, na região sul do Paraná, nesta quinta-feira (7).
Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram ruas do Centro da cidade debaixo d’água.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Conforme o Corpo de Bombeiros, a cidade foi atingida por um temporal durante a madrugada. Animais e pessoas ficaram ilhadas, conforme o 1º tenente Maltaca, porta-voz da corporação.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação de Fernandes Pinheiro, próxima de Irati, registrou até o momento 66,6 milímetros de chuva. Há possibilidade de novos temporais na cidade no decorrer do dia.
Parte do Centro de Irati alagado
Felipe Szczypior
A prefeitura disse, em nota, que a cidade registrou diversos pontos de alagamento, sem detalhar quantos. A Defesa Civil afirmou que trabalha no levantamento dos estragos na cidade.
Conforme a prefeitura, por conta dos alagamentos, o transporte escolar foi suspenso e não circulará no município no período da tarde.
“A previsão indica precipitações mais intensas nas próximas horas, e, por isso, pedimos à população que redobre a atenção e tome as devidas precauções para evitar riscos. Pedimos ainda que os moradores evitem se aproximar de rios, pontes e áreas de risco, pois o nível das águas está elevado e representa um perigo real.”
Leia também:
Buscas: Criança de 3 anos desaparece após casa em que estava ser invadida por enxurrada
Vídeo: Botijão explode após homem colocá-lo dentro de churrasqueira
Proximidade: PMs pausam patrulha para jogar bola com crianças
Após os alagamentos, a Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da cidade emitiu uma nota técnica afirmando que Irati possui “desafios significativos” quanto às enchentes e inundações por conta da topografia do município.
“Para alcançar uma solução definitiva e totalmente eficaz, são necessárias várias ações integradas, que ainda estão em fase de desenvolvimento e cuja conclusão demandará alguns anos. Apesar disso, os investimentos realizados até o momento têm sido fundamentais para a redução dos efeitos de situações de risco e preocupação”, disse a nota da pasta.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.