9 de janeiro de 2025

Temporal em Peruíbe, SP, deixa famílias desabrigadas e cidade alagada com 115 mm de chuva em 3h; VÍDEO


Defesa Civil do Estado de São Paulo monitora situação no litoral sul. Chuva causou pontos de alagamento no município. Famílias de Peruíbe, SP, ficam desabrigadas após chuva
Um temporal atingiu Peruíbe, no litoral de São Paulo, e deixou algumas famílias desabrigadas — ainda não há um número de pessoas afetadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, choveu 115 mm em três horas, entre as 8h e 11h, nesta quarta-feira (8) (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Defesa Civil estadual, as chuvas geraram pontos de alagamentos na cidade de Peruíbe. Algumas moradias foram afetadas, o que levou famílias a deixarem as próprias casas.
A prefeitura informou que os bairros: Caraguava, Ribamar, Jardim das Flores, Caraminguava, Estância dos Eucaliptos, Veneza e Nova itariri estão entre os mais afetados.
Abrigo para moradores
Equipes da Defesa Civil da cidade estão em campo e a Defesa Civil estadual monitora a situação. Os profissionais atuam também para apoiar na estruturação do abrigo que receberá a população de Peruíbe e Itariri, município vizinho, que também foi afetado pelas chuvas.
“O número de famílias deslocadas está aumentando significativamente devido à elevação das marés, que devem continuar subindo até a noite. O caminhão da Defesa Civil já está sendo carregado com ajuda humanitária e também seguirá para o local”, disse a corporação, por volta de 14h.
Acumulado
Impacto da chuva no bairro Recreio Santista em Peruíbe (SP)
Eliane da Silva
Com base em dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Defesa Civil estadual divulgou os maiores acumulados entre 18h45 de terça (7) e 6h45 desta quarta-feira.
O Inmet emitiu dois alertas entre esta quarta e a quinta-feira (9), sobre acumulado de chuvas e chuvas intensas. Contemplando o litoral de São Paulo, o primeiro vale até as 8h e, o segundo, até as 10h.
Veja abaixo o acumulado de 12h de cidades da região:
Itariri (Ana Dias): 64mm
Pedro De Toledo (Centro): 41mm
Pedro De Toledo (Vila Sorocabana): 23mm
Mongaguá (Jardim Praia Grande): 19mm
Guarujá (Forte Dos Andradas): 17mm
Guarujá (Jardim Helena Maria): 15mm
Praia Grande (Alice Geotec): 9mm
Peruíbe (Parque Do Trevo): 9mm
Guarujá (Morrinhos): 7mm
Guarujá (Balneário Pernambuco): 5mm
Impactos
Água da chuva ‘invadiu’ casa no bairro Jardim Caraminguava, em Peruíbe (foto à dir.)
Defesa Civil do Estado de São Paulo/Divulgação
Em nota, a Prefeitura de Peruíbe informou que entre 1h e 13h desta quarta-feira, a cidade registrou 120 mm de chuva. Os transtornos causados pelas fortes chuvas incluem a cheia do Rio Preto e seus afluentes, que deixou algumas famílias desalojadas e desabrigadas.
Enquanto as famílias desalojadas conseguiram se abrigar em casas de parentes e amigos, as desabrigadas não tinham para onde ir. Não houve feridos nem pessoas encaminhadas a unidades de saúde devido às chuvas.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que entre 1h e 13h não houve registro de chuvas na cidade, nem alagamentos ou ocorrências.
A Prefeitura de Praia Grande também declarou que não houve ocorrências relacionadas à chuva no município. O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas (entre 14h30 de terça-feira e quarta-feira) foi de 16 mm.
Já a Defesa Civil de Bertioga informou que o índice pluviométrico nas últimas 24 horas, até cerca de 14h40, foi de 7 mm, sem registros de ocorrências até esse horário.
O g1 questionou as demais prefeituras da Baixada Santista, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias