Vanessa Costa de Souza, de 17 anos, estuda na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima. Vanessa Costa de Souza realiza o Enem desde 2023
Vanessa Souza/Arquivo Pessoal
Ter aulas específicas de redação foi fundamental para Vanessa Costa de Souza, 17 anos, alcançar 980 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amapá. A aluna estuda desde 2022 na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Em todo estado, apenas 15 candidatos alcançaram os 980 pontos na redação, sendo dois de escolas públicas, segundo o Ministério da Educação (MEC).
“Estudei todo o Ensino Médio na Escola Walcy, onde meu sonho de cursar psicologia começou a se tornar realidade. Ter aulas de redação foi, sem dúvida, o grande diferencial dessa jornada. Nunca fiz cursinhos externos. Eu me dedicava integralmente às aulas, anotava cada detalhe, fazia todas as redações propostas no mês e aproveitava cada oportunidade oferecida pela escola”, descreveu a aluna.
LEIA MAIS:
No Amapá, 980 foi a maior nota do Enem 2024; veja como acessar o resultado
‘Não esperava essa nota’, diz aluna da rede pública que alcançou a maior pontuação do Enem no AP
A professora de redação da escola, Francisca Farias, destacou a instalação da Sala de Leitura na instituição, o que tem contribuído para os estudantes que se preparam para a prova anualmente.
“A sala tem sido o berço de um sonho que, com dedicação e trabalho árduo, tornou-se realidade: o Projeto Redação Protagonista. Hoje, esse projeto integra o currículo de todos os alunos concluintes e tem sido fundamental para os excelentes resultados obtidos na redação do Enem”, informou a professora.
De acordo com a professora, os alunos têm duas aulas práticas de redação por semana, além de simulados periódicos com questões modelo Enem , todas elaboradas pelos professores da escola.
Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana
GEA/Divulgação
Outra estudante de escola pública que teve 980 pontos foi a Jaqueline Tainara, de 18 anos. A egressa da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá, conversou com o g1 e falou sobre a rotina de estudos.
O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação. O resultado do Enem está disponível para consulta na Página do Participante.
Em 2024, o tema da redação na aplicação regular foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: