18 de janeiro de 2025

Terapia com cães leva alegria a paciente com TEA em hospital de Piracicaba: ‘Ficou melhor depois que vieram’

Visita ao jovem Ramon Ropero foi da equipe da Cãopanheiro, que há 15 anos atua como voluntária praticando cinoterapia em hospitais e clínicas. O jovem Ramon recebe a visita de cães do projeto Cãoterapia
Santa Casa de Piracicaba
A visita de um projeto que oferece terapia com cães levou alegria a um paciente de 19 anos, na Santa Casa de Piracicaba (SP). Ramon Ropero, de 19 anos, que tem transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual, ficou “eufórico” durante o encontro com os animais e deve prosseguir com a terapia, segundo sua mãe.
A cinoterapia, ou terapia assistida por cães, utiliza cães treinados para proporcionar benefícios físicos, emocionais e psicológicos aos pacientes.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba no WhatsApp
Segundo o hospital, Ramon está internado há quase três meses e, nos últimos dias, não queria sequer sair da cama. No entanto, ao ser surpreendido pela visita de quatro cães do projeto Cãopanheiro, deixou o leito e passeou pelos corredores com um dos animais, sorridente.
“Eu conversei com uma amiga que é voluntária e conseguimos que eles viessem. Eles não fazem aqui na Santa Casa e abriram exceção para o Ramon”, explicou ao g1 a mãe de Ramon, Viviane Ropero.
Ramon ficou “eufórico” com a visita dos animais, revelou sua mãe
Santa Casa de Piracicaba
Ela contou que ele parou de falar dos cães e resumiu o sentimento que observou no filho: “Ele ficou extremamente eufórico”.
E o próprio Ramon deixou clara sua alegria em uma publicação que fez no Instagram.
“Muito obrigado pela alegria que me proporcionaram. Ficou melhor depois que vcs vieram”, celebrou.
Segundo Viviane, a cinoterapia deve continuar. “O Ricardo Cançado entrou em contato comigo para a continuidade das visitas com o Ramon. Ele disse que continuará me visitando mesmo que ele vá pra casa”, contou.
O projeto
Ricardo Cançado é o criador do projeto Cãopanheiro. Há 15 anos, ele se dedica a levar cães treinados a hospitais e clínicas. Atualmente, a iniciativa conta com 25 voluntários comprometidos em transformar a experiência hospitalar.
“Os cães são cuidadosamente selecionados e treinados para essas interações. Ver os resultados positivos em pacientes como o Ramon é o que nos motiva a continuar”, afirmou Cançado.
Ramon recebeu visita de projeto após três meses de internação
Santa Casa de Piracicaba
Os benefícios da cinoterapia
A cinoterapia é uma modalidade reconhecida por promover reabilitação física, apoio psicológico e emocional, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e social. Estudos comprovam que a interação com cães pode reduzir a ansiedade, aumentar os níveis de serotonina e dopamina, melhorar o humor e até incentivar a mobilidade e coordenação motora.
Na Santa Casa de Piracicaba, a visita dos cães não apenas alegrou Ramon, mas também contagiou toda a equipe e os demais pacientes, que saíram de seus leitos e pediram para fazer carinho nos cães.
“Este episódio reforça a importância de iniciativas que humanizam os cuidados de saúde, mostrando que pequenos gestos podem fazer grandes diferenças. Esta tarde foi especial não apenas para o Ramon, mas para todos que participaram deste momento”, ressaltou Paula Maia, psicóloga e presidente da Comissão Interna de Humanização (CIH) da Santa Casa, que articulou a visita ao jovem.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias