Equoterapia desenvolve conexões com os cavalos, auxiliando no controle emocional e na comunicação dos menores. Projeto é realizado de forma gratuita em Itatiba (SP), e conta com a ajuda de 49 voluntários. Terapia com cavalos estimula crianças com necessidades especiais na região de Jundiaí
A convivência entre crianças e animais pode trazer muitos benefícios, principalmente para aqueles com necessidades especiais, segundo especialistas. Na região de Jundiaí (SP), os cavalos são grandes aliados terapêuticos para os pequenos.
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Em um instituto de Itatiba (SP), as crianças descobrem a “liberdade” com os animais. Gustavo Alves, por exemplo, tem Síndrome de Down e, aos oito anos, criou uma relação afetiva com uma das éguas do local por meio de suas sessões de equoterapia – nome dado à terapia com cavalos.
“Foi-se descobrindo nessa relação, terapêutica e educacional, que se desenvolve não apenas a parte neuro motora – em pessoas neuro divergentes, com alguma patologia que afeta a parte motora -, mas também a psicomotricidade”, pontua Claudia Mota, presidente da ONG “Passo a Passo”.
A equoterapia permite que as crianças aprendam a criar essas conexões com os cavalos, o que auxilia no desenvolvimento do controle emocional e na comunicação delas. O projeto conta com a ajuda de 49 voluntários.
Stephanie Roinier, uma das contribuintes, é assistente de relações internacionais. Ela veio da França, e conta que não quis mais ir embora do Brasil, além do apego que criou com o instituto. “Cheguei aqui em 2018, eu era mochileira. Vim, passei por aqui [Itatiba], conheci a causa e me apaixonei. Falei ‘não posso sair daqui'”, diz.
Cada criança é sempre acompanhada por duas pessoas: um guia do animal e um terapeuta. Outro menor que realiza as sessões é o Kauã. Embora seja cego, ele não se sente limitado, principalmente depois de sua evolução – proporcionada pelos cavalos (assista ao vídeo acima).
“O projeto faz com que a gente conheça mais de nós mesmos do que do próprio cavalo, mas o animal também irá funcionar como um ‘espelho’. Essa experiência que a gente faz é o ‘TEC: Treinamento Experiencial com Cavalos’, que nos ajuda a desenvolver o ser humano e também ter recursos financeiros para mantermos a equoterapia totalmente gratuita”, conta a presidente.
Equoterapia estimula crianças com necessidades especiais na região de Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
Crianças neuro divergentes precisam de terapia para estimular seu desenvolvimento. É o caso do hiperativo Davi Lucca, de três anos. Ele tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e faz terapia ocupacional.
Yasmin Lopes, a mãe, já percebe a evolução do filho. “Ele faz psico, fono e a terapia ocupacional. Consegui perceber mais o contato visual e brincadeiras de forma funcional. Ele é minha riqueza”, compartilha.
Recentemente, ele também teve seu primeiro contato com a musicoterapia, e os estímulos são muitos. Cada instrumento reverbera na criança de uma forma, mas todos com o mesmo foco.
“Ajuda a criança a melhorar a coordenação motora grossa, a coordenação motora fina, a percepção auditiva, a percepção tátil, a discriminação tátil e conhecimento com o mundo, com as suas emoções, com aquilo que ela percebe, e como ela pode se expressar”, explica Débora Cabral, terapeuta ocupacional especialista em musicoterapia.
Musicoterapia estimula crianças com necessidades especiais na região de Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
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