Além das prisões, policiais efetuaram dezenove mandados de busca e apreensão nas cidades. GAECO efetuou 14 prisões e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão durante Operação Sicários.
Divulgação/GAECO
Quatorze pessoas foram presas durante a terceira fase da Operação Sicários, no Leste de Minas. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (08), em Manhuaçu.
A operação tinha alvos nas cidades de Mutum, Chalé, Caratinga, Ipanema, Conceição de Ipanema, Ipaba, e ainda, nos municípios capixabas de Cariacica e Vitória. Só em Mutum, 11 pessoas foram presas. Além das prisões, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão.
A ação foi executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, com participação das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e do Ministério Público de Minas Gerais.
A primeira fase da operação começou após as prisões dos líderes da associação investigada, que no fim de 2021, figuravam como dois dos foragidos mais procurados do Estado de Minas Gerais, envolvidos na prática de homicídios, associação ao tráfico, tráfico de drogas, e outros crimes. Eles atuavam na região de Mutum.
As investigações seguiram em 2022, quando foi instaurado um inquérito para investigar uma associação voltada para o tráfico de drogas, responsável por trazer grandes quantidades de entorpecentes para a região de Mutum e cidades circunvizinhas. Em outubro daquele ano, trinta mandados de busca e apreensão foram cumpridos na segunda fase da operação. A polícia apreendeu drogas, armas, entre outras coisas, e seis pessoas foram presas.
Até o momento, 30 pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público.
Os investigados vão responder pela prática dos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas, que juntas podem alcançar 25 nos de prisão.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.