21 de setembro de 2024

Terremoto de magnitude 4,8 é sentido em Nova York e em mais 8 estados americanos

O tremor durou cerca de 30 segundos. O epicentro do terremoto foi na cidade de Lebanon. Terremoto faz a cidade de Nova York tremer a assusta a população
A população de Nova York sentiu tudo tremer nesta sexta-feira (5). Era um terremoto de magnitude 4,8.
Em primeiro lugar, vamos falar o que a gente disse para as nossas famílias e nossos amigos o dia todo: “Não foi nada. Está tudo bem. Foi só uma tremidinha”. Não que a gente sinta isso todo dia.
“Quando eu vi, minha mesa estava tremendo”, conta o correspondente Felippe Coaglio.
“De repente, eu me senti como se estivesse em um barco, no mar brabo batendo”, diz a correspondente Sandra Coutinho.
“Eu pensei que fosse uma obra lá embaixo”, diz a correspondente Candice Carvalho.
“Em terremoto em Nova York?”, questiona Deni Navarro.
Clint conta que sentiu a cama tremer e logo depois foi uma avalanche de ligações. A Sandy também diz que sentiu tudo tremer, parou e pensou: “Ué, a gente não está em cima de um metrô passando”.
O Conselho de Segurança da ONU estava em reunião. Até pararam de falar para entender o que estava acontecendo. O tremor durou cerca de 30 segundos e foi sentido em nove estados. Horas mais tarde, a terra voltou a tremer com menos força – um tremor secundário.
É difícil imaginar um terremoto em uma cidade como Nova York. Nós vimos nesta semana, quando falamos de Taiwan. O arquipélago está no encontro de três placas tectônicas, que são grandes placas rochosas que revestem a Terra. É quando elas se mexem que a gente sente um terremoto. Quem está na ponta sente mais.
Nova York está sentada sobre a placa tectônica da América do Norte, que é gigante. E o Brasil está bem no meio. Em 2023, a equipe visitou o lugar onde essa placa termina, na Islândia.
“A gente está pisando aqui desse lado na placa tectônica do continente europeu. E aqui há uma ponte. Da última vez que essa placa tectônica se moveu, abriu aqui um grande rio de lava, que se solidificou e se transformou nesse grande vale negro. Por cima dele, construíram essa ponte, que liga a placa tectônica do continente europeu a essa placa tectônica que fica desse lado, que é a do continente norte americano. Onde a gente está pisando agora”, relatou o repórter Felipe Santana na ocasião.
O professor de geologia da Universidade do Estado da Califórnia Matthew Herman explicou que a maioria dos terremotos acontece realmente perto da ponta das placas tectônicas. Mas eles podem também acontecer em outros lugares, no meio das placas, por causa do que chamamos de falhas geológicas. E a equipe também viu uma dessas na Islândia.
“Fendas como essas estão espalhadas por toda a Islândia. São como cicatrizes na pele da Terra. A grande maioria delas foi formada há milhões de anos”, mostrou Felipe Santana.
Só que nos Estados Unidos, essas fissuras estão quilômetros abaixo de nossos pés. Há uma grande em Nova Jersey, estado vizinho de Nova York, chamada Falha da Ramapo. O epicentro do terremoto foi na cidade de Lebanon.
Mesmo na ilha de Manhattan há pelos menos seis falhas geológicas enterradas que podem causar terremotos. Uma delas passa exatamente bem do lado de uma das entidades mais icônicas da cidade, o Empire State Building. O professor explica que provavelmente elas não causarão terremotos gigantes.
Mas os terremotos acontecem em Nova York com alguma frequência. Em janeiro, um de magnitude 1,7 atingiu o distrito do Queens. Em abril de 2023, um de magnitude 3,6 foi na cidade de Adams Center, em Nova York. Em 2011, um terremoto no estado da Virgínia de magnitude 5,8 foi sentido em Manhattan.
Só que eles são todos pequenos. Ainda bem, porque a cidade não é preparada para terremotos como é Taiwan, que tem sistema antirremoto na maioria dos prédios. Em Nova York estão em risco principalmente os prédios construídos antes de 1930.
Nesta sexta-feira (5), todo mundo em Nova York recebeu alerta no celular, só que meia hora depois do terremoto. Ninguém se feriu. Mas houve atrasos em trens e aviões porque as autoridades tinham que conferir se o tremor não causou nenhum tipo de estrago.
O prefeito Eric Adams, em uma entrevista coletiva, disse que todos deviam seguir suas vidas normais. O presidente Joe Biden disse: “Está tudo sob controle”.
Mas o que mais tranquilizou foi uma mensagem do novaiorquino que ninguém quer ver afetado por um terremoto: o Empire State Building postou logo nas redes sociais: “Eu estou bem”.
LEIA TAMBÉM
‘Nós vamos reconstruir’: Após terremoto, habitantes de Nova York fazem memes com ‘força’ do evento nas redes sociais
Após terremoto, moradores de Nova York recebem alerta de réplicas
‘Acordei com o apartamento tremendo’, diz brasileira que sentiu terremoto em Nova York

Mais Notícias