11 de outubro de 2024

Thabatta Pimenta é eleita primeira vereadora trans de Natal; conheça

Candidata pelo PSOL, Thabatta teve sexta maior votação, com 7.085 votos nas urnas no domingo (6). Ela havia sido eleita vereadora em Carnaúba dos Dantas em 2020. Thabatta Pimenta foi eleita primeira vereadora trans em Natal
Divulgação/Redes sociais
Thabatta Pimenta, do PSOL, se tornou neste domingo (6) a primeira pessoa trans eleita como vereadora para a Câmara Municipal de Natal. A candidata recebeu 7.085 votos nas urnas, tendo a sexta maior votação na capital potiguar (veja aqui a lista completa dos eleitos).
“Pra mim foi uma felicidade, não só ser eleita pela primeira vez na história uma pessoa trans na Câmara Municipal do Natal, mas também sendo a mulher mais votada da cidade”, disse ao g1 RN.
“Então, é uma resposta também a muitas pessoas que acham que o nosso lugar, de pessoas trans e travestis, é nas ruas. O nosso lugar não é nas ruas. O nosso lugar é em todos os espaços”.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
🗳️ Resultado das Eleições 2024 em Natal
Essa foi a primeira candidatura de Thabatta para a Câmara Municipal de Natal. Antes de tomar posse na capital potiguar, ela segue até o fim de 2024 como vereadora na cidade de Carnaúba dos Dantas, onde se elegeu em 2020 – com 267 votos – para o primeiro mandato, se tornando a primeira vereadora trans em todo o Rio Grande do Norte.
LEIA TAMBÉM
ELEIÇÕES 2024: confira resultados do 1º turno nos 167 municípios do RN
QUEM MAIS GANHOU E PERDEU: MDB é partido com mais prefeitos eleitos no RN
LGBTQIAP+ e PCDs: algumas das pautas defendidas
Thabatta Pimenta tem 32 anos de idade e é natural de Carnaúba dos Dantas, onde iniciou a vida política. Nova vereadora de Natal, ela disse que vai lutar também pelas pessoas da comunidade LGBTQIAP+, mas pediu para não ser resumida apenas a essa pauta.
“Eu não sou só isso, eu não sou só uma mulher trans, travesti. Eu represento muitos públicos e muitas pessoas vulneráveis dessa sociedade. A minha chegada vai ser também a importância de vozes serem ouvidas de verdade, porque, para além de tudo isso, querem e sempre quiseram me colocar numa bolha como se eu apenas representasse a população LGBT por ser uma pessoa trans. Mas eu já faço essa política por ser esse corpo político nessa sociedade”, disse.
Confira vereadores eleitos em Natal
Na Câmara ela disse que vai lutar também pela defesa de pessoas com deficiência (PCDs) e atípicas, por exemplo – Thabatta tem um irmão do qual cuida que tem paralisia cerebral.
“A luta da pessoa com deficiência é o que eu vivencio desde a minha infância e adolescência quando eu comecei a cuidar do meu irmão, que tem paralisia cerebral. Então, eu vou chegar à CMN trazendo a inclusão de verdade na prática. Eu mostrei isso na campanha, sendo a primeira no país a andar nas ruas com intérprete de libras, sendo a primeira no país a fazer um material totalmente em braile pra chegar as pessoas cegas. E isso é inclusão”, disse.
“A gente precisa de uma educação de qualidade, que as pessoas com deficiência possam ter uma saúde pública de qualidade, que a educação pense nessas pessoas e nesses corpos, com professores e profissionais adequados para atender as suas necessidades educativas, específicas na educação”, reforçou.
LEIA TAMBÉM
Brasil elege 25 vereadores e vereadoras trans nas eleições de 2024; veja quem são
Nova casa em Natal
Thabatta tentou seu primeiro cargo eletivo em 2016 como vereadora de Carnaúba dos Dantas, mas não foi eleita – ela venceria em 2020. Em 2022, chegou a se candidatar como deputada federal pelo Rio Grande do Norte, tendo 40.533 votos no estado, mas não foi eleita.
Nascida no interior e agora eleita para a capital potiguar, Thabatta disse que também vai reforçar a luta das pessoas interioranas que passaram a viver e constroem a Natal de hoje.
Além disso, ela disse que a vitória tem significado histórico também para ela como pessoa trans.
“Por muitos anos a Câmara Municipal do Natal, eu digo isso o enquanto também movimentos sociais trazendo recorte de nós pessoas trans e travesti, que não éramos bem recebidas naquele lugar. Por diversas vezes anos atrás nos impediam de entrar na Câmara Municipal do Natal. E’ agora vai ter uma que vai entrar pela porta da frente”, disse.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias