25 de dezembro de 2024

Times Square em BH? Projeto de lei que autoriza painéis de LED na Praça Sete avança na Câmara


Proposta já foi aprovada em primeiro turno e aguarda parecer de comissões da Casa para voltar ao plenário. Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte
Raquel Freitas/g1
Um projeto de lei que autoriza a instalação de painéis de LED para publicidade na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, avançou na Câmara Municipal. A proposta já foi aprovada em primeiro turno e agora aguarda parecer de comissões da Casa para voltar ao plenário.
Segundo os autores da proposição, as telas luminosas são “possibilidades de promover e desenvolver atividades econômicas modernas na capital mineira”.
O texto do PL reforça que, ao estabelecer a valorização do patrimônio cultural por meio do “uso inovador de monumentos e sítios arquitetônicos a partir de adaptações responsáveis”, está de acordo com o Plano Diretor.
PL sendo apreciado pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ)
Divulgação/Câmara Municipal de Belo Horizonte
Ainda conforme os parlamentares, a intervenção tem o propósito de ampliar o uso do espaço no período noturno e aumentar a sensação de segurança no local.
“É um atrativo que vai gerar renda, emprego, turismo na cidade”, defendeu Wanderley Porto (PRD), um dos autores do PL, durante a votação no primeiro turno.
Por outro lado, alguns vereadores criticam a iniciativa, alegando que a paisagem urbana da cidade será desvalorizada.
“Vocês querem, então, uma Times Square na nossa cidade? No edifício Acaiaca, no edifício do Cine Brasil? Vocês vão acabar com a Praça Sete. Não é modernidade. É agredir a arquitetura do centro, que é protegida por lei”, rebateu Patrus Ananias (PT).
Antes que o projeto possa ser votado em segundo turno, as emendas devem passar pelas comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; Meio Ambiente; Defesa dos Animais e Política Urbana; e de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços.
Regras
O PL define que os engenhos publicitários da praça deverão ter altura mínima de três e máxima de 40 metros, além de não ocupar área superior a 30% da fachada de cada prédio.
O texto prevê a instalação dos equipamentos nos seguintes locais, em ambos os lados da via:
Avenida Amazonas com Rua Rio de Janeiro;
Avenida Amazonas com Rua dos Carijós;
Avenida Afonso Pena com Rua Rio de Janeiro.
Os painéis deverão, ainda, transmitir, gratuitamente, uma hora diária de conteúdo da prefeitura, dividido ao longo da programação total.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Mais Notícias