29 de dezembro de 2024

Tiro em briga por bicicleta, agressão após pedido para não fumar: quem é o homem que espancou namorado da ex


Daniel Valeriano de Brito já foi condenado por duas tentativas de homicídio em 2004 e 2010. Ele atacou Francisco Machado Fortuna no meio da rua na quinta-feira (31), e a vítima está internada em estado grave. O motoboy Daniel Valeriano de Brito é procurado por espancar o namorado da ex-mulher em Ribeirão Preto, SP
Redes Sociais
Suspeito de espancar o namorado da ex na madrugada de quinta-feira (31), em Ribeirão Preto (SP), Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, já foi condenado por outras duas tentativas de homicídio em 2004 e 2010.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
No primeiro caso, ele foi julgado após atirar em um homem que pediu que ele se levantasse da bicicleta que estava sentado.
No segundo, Daniel agrediu brutalmente o dono de um bar em Ribeirão Preto que pediu que ele não fumasse no local. Ele foi preso em 2011 e cumpriu seis anos da pena. Desde janeiro deste ano, ele não devia mais nada à Justiça. (veja mais abaixo)
LEIA TAMBÉM
Justiça decreta prisão preventiva de homem que espancou atual namorado da ex
Homem espanca atual namorado da ex no meio da rua em Ribeirão Preto
Mulher diz já ter sido enforcada por ex que espancou namorado dela
Nesta sexta-feira (1), Daniel teve a prisão preventiva decretada após a terceira tentativa de homicídio que está envolvido.
Desta vez, ele espancou o namorado da ex, Francisco Machado Fortuna, de 43 anos, quando a vítima chegava em casa, no bairro Avelino Alves Palma. O suspeito está foragido e a defesa dele ainda não foi localizada.
Vídeo mostra Daniel espancando Francisco; as imagens são fortes:
Homem é espancado no meio da rua ao chegar em casa em Ribeirão Preto; VÍDEO
Câmeras de segurança flagraram a ação e as imagens chocam pela brutalidade empregada por Daniel durante as agressões. Durante pelo menos três minutos, Francisco levou socos, chutes e capacetadas.
Ele teve afundamento de crânio, danos na visão, perdeu todos os dentes e está entubado em estado grave no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Segundo familiares, Francisco deve passar por uma cirurgia de reconstrução da orelha e do nariz.
O inchaço no cérebro foi estabilizado e o estado de saúde dele, apesar de grave, é estável. No sábado (2), ele deve passar por avaliação oftalmológica.
Francisco Machado Fortuna Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
À EPTV, afiliada da TV Globo, o delegado Sebastião Vicente Picinato definiu Daniel como uma pessoa ‘fora da curva da normalidade’.
“Nossa intenção é prendê-lo, porque essa pessoa, da maneira que está se comportando, não tem condições de viver ao lado de outros semelhantes. O motivo do crime, um motivo fútil, relacionado a descontentamentos sentimentais amorosos não justifica tamanha agressão por ele praticada”.
Ele deve responder pelo crime de homicídio qualificado, ainda segundo o delegado.
“Pela maneira que a vítima foi surpreendida, pelo fato de se impossibilitar qualquer defesa, e também a motivação desse crime, nós identificamos, a princípio, neste momento da investigação policial, duas qualificadoras para o crime de homicídio tentado”.
Agressões violentas anteriores
Para a polícia, Daniel é uma pessoa extremamente agressiva e que demonstra total desprezo ao semelhante. A EPTV teve acesso a condenações anteriores que mostram que o suspeito agia com violência.
Em 2005, Daniel foi condenado por uma tentativa de homicídio que aconteceu no dia 18 de dezembro de 2004 em um bar em Ribeirão Preto.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Daniel se aproximou de um homem e se sentou na bicicleta dele, que estava estacionada na calçada. Ao pedir que se levantasse, a vítima foi agredida com um soco no rosto e Daniel deixou o local na sequência.
Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, é suspeito de espancar namorado da ex em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Horas depois, ele voltou ao estabelecimento armado, fez dois disparos na cabeça do dono da bicicleta e foi embora. O homem foi socorrido e sobreviveu. Por este crime, ele foi condenado a quatro anos de prisão.
Em 2010, Daniel se envolveu em uma nova tentativa de homicídio. Desta vez, ele agrediu brutalmente o dono de um bar depois que lhe foi pedido que não fumasse no local e que se portasse de forma adequada.
A denúncia aponta também que Daniel deixou o local, mas voltou minutos depois com o irmão e mais um amigo, que aguardou no carro para ajudar os dois na fuga.
Ele e o irmão agrediram o comerciante e o cunhado dele com socos e uma barra de ferro. Por este crime, Daniel foi condenado a dez anos de prisão e chegou a ser preso em 2011.
Em 2016, ele ganhou o direito de responder pelo crime em regime semiaberto, mas, durante uma saída temporária, cometeu novo delito e voltou para o regime fechado.
Em 2018, foi novamente progredido ao semiaberto e, dois anos depois, teve o direito de responder ao processo em liberdade. Daniel terminou de cumprir todas as penas em janeiro deste ano e, por isso, estava fora da cadeia.
Agora, ele deve responder novamente à Justiça por uma nova tentativa de homicídio, desta vez contra Francisco.
Assista à reportagem do EPTV2 na íntegra:
Justiça decreta prisão de homem que espancou namorado da ex
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias