16 de janeiro de 2025

‘Tive muita disciplina’: estudantes contam como tiraram as maiores notas na redação do Enem em Porto Velho


Renata Bryana conquistou 980 pontos e Maria Eduarda 960. Ambas se prepararam por meses para realizar o exame. Renata Bryana e Maria Eduarda
arquivo pessoal
Renata Bryana, de 22 anos, e Maria Eduarda, de 17 anos, chegaram perto de alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. As alunas obtiveram, respectivamente, 980 e 960 pontos ao discutirem sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Ao g1, as estudantes contaram como foi a preparação ao longo do ano para alcançar o bom resultado. Ambas adotaram uma rotina diária de mais de 8 horas de estudos e reorganizaram a vida pessoal para focar totalmente na avaliação.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Renata, que conquistou 980 pontos, conta que sua prioridade foi a redação e a prova de Ciências Humanas. Ela lutou para adquirir um repertório extenso para ter um bom desempenho, mas não deixou de se esforçar na avaliação de Ciências da Natureza também.
Renata Bryana
arquivo pessoal
“Durante o ano, fiz um cursinho preparatório e tinha aulas de manhã e à tarde. Nos dias livres, aproveitava para estudar ainda mais. Com certeza, essa rotina me ajudou bastante a alcançar a pontuação”, disse Renata.
A aluna revela que, na avaliação anterior, não obteve uma pontuação boa, o resultado foi bem abaixo do que ela esperava. Mas com o tempo, superou o desafio, diminuiu a frequência com que se encontrava com os amigos para se entreter e reorganizou toda a rotina.
“Antes eu não gostava de escrever e nem praticava muito. Depois que eu entendi a importância da redação para a nota final, busquei ter disciplina, me dedicar uma ou mais vezes por semana até que peguei carinho pela escrita” Comentou.
Maria Eduarda terminou o ensino médio em 2024. Ela contou ao g1 que, durante o processo, estudava à tarde e à noite fazia cursinho preparatório para o Enem. A prática levou a aluna a conquistar 960 pontos na redação.
Maria Eduarda
arquivo pessoal
“Minha rotina era ir de casa para a escola, da escola para o cursinho e do cursinho para casa. Foi bem complicado no início conciliar tudo”, disse Maria
A jovem conta que desenvolveu seu próprio modelo de redação e o aplicou no dia do exame. A técnica relaciona os temas propostos com o repertórios da área e, para o tema da edição de 2024, ela usou como referência sociólogos e a realidade brasileira.
Maria Eduarda pretende ingressar em uma faculdade, mas antes vai realizar outras edições da prova para tentar obter uma nota ainda maior.
“A dica é focar bastante nos estudos, não deixar de se orgulhar das suas conquistas, mas, acima de tudo, passar um tempo com a família e os amigos para se divertir”.
LEIA TAMBÉM:
Imagens inéditas mostram indígenas isolados do interior de Rondônia
Rio Araras em RO passa pela maior cheia em 40 anos; famílias estão desalojadas

Mais Notícias