25 de outubro de 2024

‘Tivemos criminosos atirando contra as vias de grande circulação e atingindo pessoas’, justifica PM sobre decisão de retirada de tropa do Complexo de Israel

A ação inesperada dos traficantes da Cidade Alta levou o comando da Polícia Militar a decidir pelo recuo da tropa. Para coronel, decisão não demonstra enfraquecimento da corporação diante do tráfico. Porta-voz afirma que PM recuou por causa de tiros contra Avenida Brasil
Traficantes de drogas do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, atiraram em direção à Avenida Brasil, na manhã desta quinta-feira (24), em reação à operação de policiais do 16º BPM (Olaria) na comunidade, disse a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes, em entrevista coletiva sobre a ação.
Os disparos partiram da Cidade Alta, segundo a oficial. A reação, considerada inesperada pela PM, levou o comando da corporação a recuar e deixar a comunidade.
“O que os policiais encontraram no local é algo que estava acima do que geralmente encontramos naquela região. A operação começa na cidade alta, uma área onde não tem uma resistência tão forte. A gente não tinha dados de inteligência para sinalizar para essa situação naquele momento”.
Segundo a porta-voz da PM, a viatura do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas levou mais de 20 tiros dos criminosos.
“O recuo foi por entender que, naquele momento, o mais importante é a segurança das pessoas que estavam circulando na via. Não foi uma questão de que não tínhamos condições de progredir no terreno ou continuar com a operação. Mas, considerando o que estava ocorrendo ali, tomamos a decisão estratégica de recuar. Mas isso não quer dizer que a PM esteja fragilizada em relação ao tráfico de drogas ou aos criminosos dessa região”.
“Estávamos em um cenário onde tivemos uma viatura do BVPE alvejada com mais de 20 tiros. Tivemos a reação desses criminosos atirando contra vias de grande circulação e vindo atingir pessoas no momento do transporte. Quando analisamos o contexto, a primeira decisão operacional, e ela é esperada, é que faça o recuo estratégico para a maior prioridade que é restabelecer a segurança das pessoas”, acrescentou.
Dois mortos e quatro feridos
A Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio, foi fechada por cerca de duas horas na manhã desta quinta-feira (24) na altura da Cidade Alta, na Zona Norte, devido ao tiroteio que ocorreu durante a operação. Duas pessoas morreram, e outras quatro ficaram feridas após serem atingidas por disparos.
Os mortos são um motorista de aplicativo e outro trabalhador que dormia no ônibus quando foi atingido na cabeça.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: ‘Quero sair daqui!’: criança chora de medo deitada em ônibus no fogo cruzado; mãe a consola
Pessoas se protegem de tiroteio na Avenida Brasil após confronto entre policiais e traficantes em 24 de outubro de 2024
José Lucena/The News 2/Estadão Conteúdo

Mais Notícias