10 de janeiro de 2025

Toalha molhada e ventilador portátil: passageiros de SP usam técnicas para driblar calor em trens da ViaMobilidade

Acessórios ajudam a driblar a falta de refrigeração. ‘Toalhinha é para poder secar o suor dentro do trem’, explica passageira. Concessionária diz investir na manutenção do ar-condicionado dos trens. Passageiros de SP usam técnicas para driblar calor em trens da ViaMobilidade
Em meio à onda de calor que vem atingindo a cidade de São Paulo há uma semana, o problema no ar-condicionado dos trens é um dos temas mais frequentes entre usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas administradas pela concessionária da ViaMobilidade.
Com isso, alguns passageiros estão desenvolvendo técnicas para amenizar o calorão e evitar o mal-estar durante o transporte.
“A toalhinha é para poder secar o suor dentro do trem, porque não tem condições. Olha aqui, todo dia tem que carregar toalhinha. Falam que tem ar-condicionado, está fresquinho, mas se não entrar com toalhinha, não tem como”, afirma a cozinheira Deise Souza, enquanto segura uma toalha branca.
Passageira leva toalha para se secar ao embarcar em trem da ViaMobilidade: “a toalhinha é para poder secar o suor dentro do trem, porque não tem condições”.
TV Globo
“Em dois dias eu entrei em trem que está sem o ar e as janelas também não estão abrindo. Então, o único jeito é o ventiladorzinho para ter alguma circulação de ar lá dentro. Teve gente que teve que sair do trem ontem porque estava muito abafado, muito quente e aí ele teve que sair para dar uma respirada”, diz a engenheira Letícia segurando um ventilador portátil.
Passageira recorre a ventilador portátil para driblar calor dentro de trem em SP
Hermínio Bernardo/TV Globo
Em novembro de 2023, durante outra onda de calor, o g1 verificou que trens das linhas 8 e 9 circulavam com ar-condicionado fraco e janelas abertas, o que atrapalhava ainda mais o resfriamento no interior das composições.
Na época, a concessionária afirmou que o problema seria decorrente do mau funcionamento de uma válvula, mas que todas as peças defeituosas seriam substituídas até abril de 2024.
Problema e manutenção
Por conta da grande quantidade de reclamações recentes sobre o tema, a TV Globo foi até o Centro Operacional da ViaMobilidade para entender onde está o problema e como é feita a manutenção do ar-condicionado dos trens.
Hugo Nalini, gerente de manutenção de material rodante da concessionária, explicou como funciona o equipamento.
Em resumo, o ar externo é resfriado e jogado no vagão, enquanto o ar ambiente (mais quente) é recolhido por uma “valeta de vazão” e liberado para fora do trem.
Para fazer o resfriamento, os aparelhos contam com compressores e esses têm uma válvula responsável por liberar ar quente, de forma a equilibrar a temperatura do ar que será despejado no ambiente.
Válvula de compressor do sistema de ar-condicionado dos trens
Leandro Matozo/TV Globo
Segundo Hugo, as válvulas presentes nos trens que eram da CPTM possuem membranas que podem ser deformadas em caso de elevação da temperatura externa. Isso porque, pressão e a temperatura do gás que passa pela válvula acabam aumentando também. Essas deformações acabam permitindo a passagem de mais ar quente para o interior dos trens e esse seria o problema identificado pelas equipes de manutenção.
O gerente afirmou que trocas emergenciais de válvulas foram realizadas até dezembro do último ano. Atualmente, elas são feitas caso a caso.
“Na cabine, o operador monitora a temperatura ambiente do carro. Por esse monitoramento, ele consegue saber se a temperatura está fora do range (faixa) aceitável, que é entre 21°C e 23°C; se tiver acima de 23°C, já gera um alerta”, explicou o gerente executivo de manutenção da ViaMobilidade, Alan Santana de Paula.
“Se essa temperatura se mantiver por duas ou três estações, isso indica que a gente tem um problema, aí o centro de controle é avisado pelo operador de trem e aciona as equipes de manutenção nas estações terminais para poder ficarem a postos, esperando aquele trem chegar pra poder atuar”, continuou.
Na Linha 9-Esmeralda, por exemplo, caso um problema no ar-condicionado seja constatado na estação Presidente Altino, no sentido Mendes-Vila Natal, e permanecer por três estações, ele terá que passar por mais 15 estações, com embarque e desembarque de passageiros, antes de ser retirado para a manutenção do equipamento.
Atualmente, a ViaMobilidade possui 53 trens nas linhas 8 e 9, sendo 44 em operação e 9 em reserva e/ou manutenção, para casos emergenciais. Dos 23 que circulam na esmeralda, 10 são novos, enquanto todos os da diamante são antigos.
“A gente priorizou a inserção desses trens na Linha Esmeralda por uma questão de eficiência energética. A linha 9 demanda investimentos no setor energético para aumentar sua capacidade e os novos trens são mais eficientes, consomem um pouco menos de energia. Com a chegada de toda a frota, a Linha Diamante também receberá esses trens (novos)”, afirmou Alan de Paula.

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