17 de novembro de 2024

Tocantins registrou mais de um assassinato por dia nas três primeiras semanas de agosto

Apesar do crescimento dos crimes em agosto, este ano houve uma redução no número de assassinatos se comparado a 2023. Vítima de assassinato em agosto de 2024 no Tocantins
Reprodução/montagem g1
O Tocantins registrou 23 assassinatos em agosto deste ano. Os dados incluem homicídios e roubos seguidos de morte registrados nas três primeiras semanas, entre 1º a 18 deste mês. Esses crimes quase triplicaram em comparação ao mesmo período no ano passado, em que foram contabilizados nove assassinatos.
As informações são do Núcleo de Coleta e Análise Estatística (Nucae) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O delegado da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, Afonso José Azevedo de Lyra Filho, disse em entrevista à TV Anhanguera que a Polícia Civil tem acompanhado os crimes e que a população não precisa entrar em pânico.
“A gente usa esse espaço para tranquilizar a população, de que é muito prematuro dizer que a situação está alarmada e que está retornando algum tipo de conflito entre as facções. Os casos estão sendo investigados pelas equipes. É importante frisar que mesmo que tenha elevado esses homicídios agora em agosto, nós estamos em um momento em que os números do estado [homicídios] reduziram drasticamente”. disse.
O g1 também apurou que só nos últimos dez dias do mês, entre 11 e 20 de agosto deste ano, pelo menos seis pessoas foram encontradas mortas no estado. Entre as vítimas estão duas mulheres, três homens e um adolescente.
Apesar da alta parcial no número de mortes violentas em agosto deste ano, os dados apontam que a quantidade de casos em 2024 é inferior ao registrado no mesmo período de 2023. Veja o quantitativo mensal abaixo:
Mortes registradas no Tocantins
O alto índice de assassinatos no ano passado também está relacionado aos conflitos entre facções. Para o delegado, o combate aos grupos criminosos é um serviço contínuo, já que os integrantes e líderes estão sempre renovados.
“As facções criminosas são uma realidade do Brasil. No ano passado, as principais lideranças foram identificadas e presas. É um trabalho contínuo. As lideranças vão sendo substituídas. Isso não significa que a facção acabou. A gente retoma os problemas sociais, o que fazer para evitar que esses jovens sejam seduzidos por essas facções. Muitos integrantes cumprem a pena e voltam a ser integrados. O crime vai se inovando e a gente tem que estar preparado para ele”, contou.
Perfil das vítimas
Conforme o Nucae, a maioria das pessoas mortas em agosto deste ano são homens e cinco são mulheres. As idades das vítimas variam entre menos de um mês e 52 anos.
Os dados também apontam que entre as pessoas assassinadas 12 eram pardas, três eram negras, duas brancas e três não tiveram a raça identificada.
Palmas lidera a lista de cidades que registraram crimes de homicídio em agosto de 2024, com sete casos. Em seguida vem Gurupi, Palmeirante e Porto Nacional, com dois casos cada.
LEIA TAMBÉM
Mulher que estava desaparecida é encontrada morta perto de escola abandonada com sinais de violência
Corpo de mulher desaparecida em festa é encontrado em decomposição às margens de rodovia
Cabeleireiro desaparecido é encontrado morto após policiais seguirem homens que dirigiam o carro da vítima
Corpo de homem com marca de tiro no peito é encontrado ao lado de bicicleta
Homem é encontrado morto após dona da casa em que ele morava ver porta dos fundos arrombada
Adolescente é encontrado morto com as mãos amarradas e marcas de tiro
Relembre casos
Uma mulher foi encontrada morta com marcas de violência e indícios de possível abuso sexual, na terça-feira (20). O corpo foi encontrado perto de uma escola abandonada, na região sul de Palmas. A mulher foi identificada como Adonilia Custódio de Souza, de 71 anos. Ela estava desaparecida desde a manhã de segunda-feira (19). O crime está sendo investigado pela 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Adonilia Custódio de Souza foi encontrada morta na região sul de Palmas
Reprodução
Neste mês, o cabeleireiro Wanderson Pereira de Menezes de 34 anos também foi brutalmente assassinado, após ser atraído para um encontro falso. O corpo dele foi encontrado às margens da rodovia TO-080, no dia 14 de agosto.
Segundo a polícia, Wanderson teve o corpo amarrado e jogado dentro do porta-malas. Ele foi morto com facadas e tiro na cabeça. Dois adolescentes foram apreendidos e um jovem de 18 anos foi preso. Um quarto suspeito foi identificado, mas ainda é procurado pela polícia. O caso é investigado pela 7ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado de Porto Nacional.
Wanderson Pereira de Menezes teve carro roubado e foi morto com facadas e tiro na cabeça
Reprodução/Redes Sociais
Dois homens de 22 anos foram assassinatos a tiros enquanto andavam de moto em uma avenida do Jardim Aureny III, em Palmas. O caso foi registrado no dia 17 de agosto. As vítimas foram identificadas como Israel Lima Batista e Marcos Vinícius Lima dos Santos Rosa. O caso está sendo investigado pela 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias