24 de dezembro de 2024

Tocha olímpica no toboágua: Saiba quem é o goiano que levou chama em parque aquático e a manteve acesa

Leonardo Ala se preparou para garantir que a chama não apagasse durante a descida em 2016. Momento, que misturou emoção e tensão, se tornou um marco na vida do goiano e para Caldas Novas. Tocha olímpica no toboágua: Goiano leva chama em parque aquático de Caldas Novas
Você sabia que a tocha olímpica já passou por Goiás e “desceu” em um toboágua? O responsável por esse feito foi o goiano Leonardo Ala, hoje com 29 anos. Ele desceu com a chama em um parque aquático e conseguiu mantê-la acesa durante todo o percurso (veja o vídeo acima).
“Foi um momento único, de muita emoção. Tinha mais de 100 pessoas me assistindo com cartazes e faixas. Eu me senti uma celebridade por um momento. Foi maravilhoso”, relembra Leonardo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O feito histórico aconteceu em 2016, quando o Brasil sediou as Olimpíadas. Leonardo, que na época era recreador e instrutor de dança no parque DiRoma, foi surpreendido com a oportunidade. Inicialmente, ele foi solicitado para filmar o percurso da tocha no parque, para verificar se cumpria os pré-requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Eles estavam planejando escolher algum atleta da cidade para descer no toboágua. De repente, fui eu o escolhido. Achei que era trote no início, porque ninguém tinha me informado que seria eu. Só caiu a ficha quando o negócio estava acontecendo”, contou Leonardo.
LEIA TAMBÉM:
Conheça a advogada de 50 anos que disputou maratona nos Jogos Olímpicos
Leonardo trabalhou no Grupo Di Roma por cerca de quatro anos. Hoje, ele atua como criador de conteúdo, produzindo vídeos de entretenimento para as redes sociais.
Leonardo Ala vibrou após descer toboágua com tocha olímpica em Caldas Novas em 2016
Reprodução/TV Anhanguera e Redes Sociais
Como a tocha não apagou?
Leonardo se preparou cuidadosamente para garantir que a chama da tocha não apagasse durante a descida no toboágua, evitando assim “passar vergonha”.
“Se você desce sentado, não vai até o final; você trava quase no final. Se você desce deitado, vai muito rápido, cai e não consegue se equilibrar. Tive que treinar algumas vezes para começar deitado, pegar o embalo e sentar no meio do caminho para dar uma freada e cair em pé”, explicou.
Leonardo Ala vibrou após descer toboágua com tocha olímpica em Caldas Novas
Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com
Para o influenciador, o momento foi uma mistura de emoções. Leonardo lembrou que havia uma onda de pessoas que queriam “apagar” a tocha e disse que até recebeu críticas por não ter feito isso.
“Me diziam: ‘Por que você não apagou a tocha? Você ia ficar mais famoso, ia virar notícia nacional, o cara que apagou a tocha’. Fui muito criticado, mas ao mesmo tempo também fui muito assediado. Foi uma loucura”, contou.
O toboágua onde Leonardo desceu tinha 12 rampas dispostas lado a lado. Ele terminou a descida sentado na água, após ter sido escolhido pelo clube, com a aprovação da ideia pelo COI.
Leonardo Ala foi tietado por quem acompanhava a tocha em Caldas Novas
Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias