Segundo o CGE, chuvas vindas no interior estão atuando com forte intensidade na capital, especialmente em bairros da Zona Norte. Céu da São Paulo nesta quarta-feira (29)
Rodrigo Rodrigues/g1
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos em razão da chuva a partir das 10h55 desta quarta-feira (29).
Segundo o órgão, chuvas vindas do interior começaram a atuar com forte intensidade na cidade, especialmente na Zona Norte, com destaque para a região da Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana.
Após prejuízos de mais de R$ 150 mil, comerciantes e moradores do Beco do Batman, em SP, cobram ação da prefeitura contra enchente
Na terça (28), a Defesa Civil estadual já tinha emitido um alerta de temporais de intensidade moderada a alta para todo o território paulista até domingo (2), com possibilidade de raios, vento e granizo.
As regiões com chance de serem mais afetadas são: capital e Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas e Vale do Paraíba, além de todo o litoral do estado, com destaque para o Norte.
“Algumas dessas regiões já registraram elevados acumulados de chuva nos últimos dias. Diante desse cenário de solo encharcado com previsão de mais chuvas, há risco para deslizamentos e alagamentos”, explicou o tenente Roncatto, da Polícia Militar.
“Fique atento aos sinais, como inclinação de postes e árvores ou aparecimento de rachaduras e trincas nas paredes e muros. Jamais enfrente áreas de enxurrada”, completou.
Em caso de emergências, ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Na última sexta-feira (24), a capital registrou o terceiro maior volume de chuva da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — foram 125,4 mm acumulados.
Os transtornos causados foram diversos. A Zona Norte foi a região mais afetada da capital, com ruas alagadas, carros levados pela enxurrada e cachoeira em escadarias do Metrô.
Pessoas são transportadas de bote em meio o alagamento na Av. Cruzeiro do Sul, após a forte chuva que atingiu o bairro de Santana, na zona norte de São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira (24)
GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO