Mau funcionamento do sistema de freio de portas e do elevador foi um dos principais problemas verificados. Operações de fiscalização no transporte público de BH resulta em 43 autuações e oito veículos recolhidos
Adão de Souza/PBH
O programa Tolerância Zero, que fiscaliza irregularidades em ônibus do transporte público de Belo Horizonte, completou dois meses.
Segundo a prefeitura, no período, foram realizadas 1.037 ações de fiscalização, e 6.446 ônibus foram vistoriados. Ao longo dos 60 dias, foram 7.271 autuações, 257 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos removidos para o pátio do Detran-MG. Alguns veículos passaram por vistoria mais de uma vez.
Os principais problemas encontrados foram mau funcionamento do sistema de freio de portas e também do elevador. Algumas empresas foram notificadas por superlotação e omissão de viagens.
Uma das punições é a suspensão do pagamento de subsídios (remuneração complementar prevista na Lei 11.458/2023).
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O que é o “Tolerância Zero”?
É um projeto de fiscalização periódica em veículos do transporte público da capital, com o intuito de melhorar o serviço de locomoção dos passageiros e punir eventuais irregularidades.
A política de “Tolerância Zero” foi anunciada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) no dia 25 de janeiro de 2024. Entre as medidas tomadas pela prefeitura, estão cobrança imediata de multas na Justiça e retirada de circulação de ônibus em más condições de uso.
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Quem fiscaliza?
As fiscalizações são realizadas por agentes da Superintendência de Mobilidade (Sumob), BHTrans e Guarda Municipal em portas de garagens, estações, durante os itinerários das linhas e também no Centro Integrado de Operações (COP-BH), através de um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem.
Os veículos são abordados quando saem para realizar as viagens, e o foco são os ônibus que estão circulando sem documento de autorização e os que têm maior número de reclamações registradas por passageiros no canal de WhatsApp. Até o momento, de acordo com a PBH, já foram realizadas vistorias em 23 garagens.
De acordo com a Sumob, na última semana, entre os dias 18 e 22, os ônibus abordados durante a vistoria estavam com a autorização de tráfego em dia. A operação segue até completar as 30 garagens que integram o sistema de transporte da capital.
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Patrícia Luz/g1
Denúncia de passageiros
Os passageiros podem realizar denúncias. É preciso informar a linha, o número do veículo e o horário da ocorrência.
Para registrar uma reclamação, o usuário pode acessar o Portal de Serviços, pelo aplicativo gratuito PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito.
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