25 de dezembro de 2024

Tomógrafo que estava quebrado desde 2022 volta a realizar exames no Hospital Regional de Piracicaba

O aparelho já tinha recebido a peça que tinha quebrado, conforme informou a unidade na quarta (6), mas aguardava um laudo para que voltasse a ser usado. Hospital Regional de Piracicaba
Divulgação/HRP
O único tomógrafo do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp), que estava quebrado desde 2022, voltou a realizar exames nesta quinta-feira (7). O aparelho já tinha recebido a peça que tinha quebrado, conforme informou a unidade na quarta (6), mas aguardava um laudo para que voltasse a ser usado.
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Com a máquina que auxilia no diagnóstico por imagem de doenças inoperante, mais de 8 mil exames deixaram de ser realizados, conforme mostrou o g1 em fevereiro. Isso comprometeu, segundo a diretoria da unidade, o cronograma de cirurgias.
Em nota, o HRP afirmou que recebeu, nesta quinta, o laudo da empresa terceirizada contratada, liberando o equipamento. “O HRP-Unicamp informa ainda que, a partir dessa indicação positiva, retomou imediatamente a realização dos exames em pacientes internos da instituição e, posteriormente, estenderá o serviço às demais esferas da rede pública de saúde.”
O hospital informou que o aparelho em pleno funcionamento realiza 850 exames por mês, de pacientes internos e externos.
Problemas técnicos
Em fevereiro de 2024, o HRP informou que o tomógrafo apresentava problemas técnicos recorrentes desde a instalação do aparelho, em 2018. Ele parou de funcionar totalmente em 2022, foi consertado em janeiro de 2024, mas voltou a quebrar após dois exames.
A fabricante do tomógrafo informou ao g1 que a peça importada que seria usada no conserto estava em trânsito e passaria ainda pela liberação da Anvisa e da Receita Federal.
Corredor do Hospital Regional
Reprodução/EPTV
O que dizem a fabricante e o governo?
O g1 entrou em contato em fevereiro com a empresa fabricante do tomógrafo, Fujifilm, que informou que participou do processo de contratação, com dispensa de licitação, para reparo do equipamento em novembro de 2023, e que cumpriu os prazos de autorização para o conserto.
Na época, a peça importada estava aguardando liberação da Anvisa e Receita Federal, o que já ocorreu.
Já a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, informou ao g1 que os pacientes estão sendo atendidos em unidade parceira.
“A unidade lamenta profundamente os transtornos causados aos pacientes e garante que está tomando todas as medidas necessárias para solucionar o problema o mais brevemente possível. Os pacientes que estão internados no HRP e que necessitam realizar tomografia estão sendo assistidos normalmente, com a realização do exame em unidade parceira”, finaliza.
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