3 de janeiro de 2025

Torcedor é detido por suspeita de racismo durante jogo entre Caxias e São José no RS

Jogo chegou a ser interrompido pela arbitragem por 13 minutos. Suspeito foi identificado por torcedores e levado pela Brigada Militar a uma delegacia. Jogo entre Caxias e São José interrompido após denúncia de racismo em Caxias do Sul
Reprodução/Premiere
Um torcedor foi detido, na noite desta sexta-feira (8), por suspeita de racismo durante o jogo entre Caxias e São José, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho, em Caxias do Sul, na Serra do RS.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O caso foi relatado por integrantes do São José enquanto os jogadores se encaminhavam para o banco de reservas, antes do início da partida. O homem, que estava na área destinada para torcedores do Caxias, teria apontado para o braço, fazendo gestos em relação à cor da pele do jogador Tiago Pedra, que é negro.
O suspeito foi identificado pelo Caxias após denúncia de outros torcedores e acabou detido pela Brigada Militar (BM) já durante o primeiro tempo da partida. O jogo chegou a ser interrompido pelo árbitro Douglas Schwengber da Silva por 13 minutos.
“No momento do aquecimento dos jogadores, um torcedor do Caxias teria injuriado o jogador do São José. Nós conseguimos identificar o, em tese, autor do crime de injúria e tiramos o torcedor da arquibancada”, disse o major Diego Soccol, comandante do 4º Batalhão de Polícia de Choque da BM.
O torcedor foi encaminhado para uma delegacia, para o registro do flagrante. A polícia solicitou que Tiago Pedra e um assessor de imprensa do São José, que teriam presenciado o caso, fossem levados à delegacia após a partida.
A reportagem do canal Premiere, do Grupo Globo, ouviu um dirigente do Caxias, que confirmou o fato. Em nota, o clube lamentou o caso e disse que o suspeito foi identificado pelos próprios torcedores (leia a íntegra do comunicado abaixo).
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) afirma que ativou um procoloco utilizado em casos de racismo e se colocou à disposição dos atletas do São José (leia a íntegra do comunicado abaixo).
Jogador do São José Tiago Pedra, ao centro, no banco de reservas
Reprodução/sportv
Nota do Caxias:
“A S.E.R. Caxias informa que, em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que, conforme os atletas do São José denunciaram, comenteu ato de racismo.
O mesmo já foi retirado do Estádio e encaminhado às autoridades para sequência da ocorrência.
A S.E.R. Caxias enaltece que repudia veementemente o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e que sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar.”
Nota da FGF:
“A Federação Gaúcha de Futebol – FGF informa que atletas do São José denunciaram um torcedor do Caxias por ofensas racistas na partida entre Caxias e São José, pelas quartas de final do Gauchão Ipiranga 2024, na noite desta sexta-feira (8), no Estádio Centenário.
Imediatamente o Protocolo Zero foi ativado pela FGF e a Odabá – Associação de Afroempreendedorismo.
O torcedor foi identificado e está aguardando o final da partida sob a custódia da Brigada Militar. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de 10 minutos para que os jogadores pudessem esclarecer o ocorrido. Eles prestarão depoimento ao término do jogo.
O São José e seus atletas receberão todo o apoio necessário da FGF.
O Projeto Protocolo Zero tem o objetivo de combater esse tipo de crime. Estamos juntos na batalha para eliminar o racismo no futebol gaúcho.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias