Caso ocorreu em 12 de junho. Piloto havia informado sobre um alerta de problema no trem de pouso no painel e emitiu um sinal de emergência para pousar no aeroporto de Sorocaba. Torre de controle do aeroporto de Sorocaba informou piloto que local não tinha bombeiro
A torre de controle do aeroporto de Sorocaba (SP) informou ao piloto que precisou fazer um pouso forçado e arrastou o bico da aeronave na pista, na última quarta-feira (12), que o local não possuía equipes do Corpo de Bombeiros.
O avião havia decolado de Jundiaí (SP) com destino a Fazenda Guiné, em São Roque de Minas (MG). A rota precisou ser alterada após a aeronave apresentar problemas com o trem de pouso. Ninguém ficou ferido.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Um vídeo que circula nas redes sociais, e que tem mais cinco minutos de duração, mostra parte do procedimento de pouso e a conversa entre o piloto da aeronave e a torre de controle do aeroporto (veja acima).
Torre de controle: Deseja algum apoio no solo?
Piloto: Não! Depois, se a gente for pousar mesmo sem a biquilha [mecanismo retrátil localizado na parte frontal da aeronave], aí, só o caminhão, mesmo, por via das dúvidas, mas vai ser bem tranquilo.
A conversa segue. Piloto e controlador falam sobre as condições dos ventos e a pista em que o procedimento deverá ocorrer. Na sequência, a torre informa que não há bombeiros no local.
Controlador: Nós não temos o Bombeiros aqui no aeroporto [inaudível ou sem precisão]. Então, nós vamos acionar os Bombeiros da cidade.
Piloto: Não vai ser necessário também.
A base mais próxima do Corpo de Bombeiros do local fica no bairro Serrado, distante cerca de 4,2 quilômetros ou 10 minutos de carro. Durante as conversas entre piloto e controlador, é possível observar o pedido para que o piloto faça mais uma passagem, ainda sem tocar o solo. É possível ver também que o veículo de socorro que aparece após o pouso é do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
A VOA São Paulo, que administra o aeroporto, afirmou que o local conta com uma equipe de bombeiros civis de aeródromo.
“Em caso de ocorrências envolvendo aeronaves, recebemos apoio dos bombeiros do estado de São Paulo, uma vez que não há um posto de bombeiros militares no local, exceto para o helicóptero Águia. Por isso, conforme previsto no Plano de Emergência de Sorocaba, aprovado pela ANAC, precisamos solicitar apoio para todas as ocorrências. Os bombeiros militares são acionados especificamente em casos de emergências.”
Um especialista ouvido pelo g1, que prefere não se identificar, comentou a questão. “Na aviação, a maioria das coisas funciona em duplicata, sempre se procura ter redundância. No caso do caminhão dos bombeiros, se tem só um, em caso de alguma manutenção ou outra ocorrência, fica dependendo dos bombeiros da cidade”, avalia.
“Como no aeroporto tem muitas oficinas, aumenta a probabilidade de uma aeronave pousar com problemas técnicos. Então, levando isso em consideração, deveriam repensar a estratégia para a unidade de bombeiros do aeroporto.”
Sobre o pouso
Avião arrasta bico na pista após problemas com trem de pouso no aeroporto de Sorocaba
Conforme apurado pela TV TEM, o piloto havia informado sobre um alerta de problema no trem de pouso no painel e emitiu um sinal de emergência para pousar no aeroporto de Sorocaba.
Segundo a Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto de Sorocaba, o comandante é de Fortaleza (CE) e pilotava uma aeronave modelo Turbo Commander, prefixo PT-WLD.
“O pouso foi realizado com sucesso, sem ocasionar nenhum tipo de incidente, com acionamento e presença tanto de nossa equipe de emergência quanto de bombeiros externos para acompanhamento, não havendo interrupções no tráfego local”, informou a empresa.
Equipes do aeroporto e do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foram acionadas para coletar dados do incidente. A aeronave foi liberada em 10 minutos.
Aeronave apresentou problemas no trem de pouso e precisou fazer pouso forçado no aeroporto de Sorocaba (SP)
Tiago André De Almeida/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM