11 de janeiro de 2025

Torre Eiffel, o ponto mais famoso de Paris, passa a ostentar os anéis olímpicos

As instalações provisórias dos Jogos estão mexendo com a dinâmica da cidade. Ruas estão fechadas, o trânsito piorou e o espaço das vias para pedestres e ciclistas está menor. Torre Eiffel recebe os anéis olímpicos a 49 dias dos jogos
O maior símbolo das Olimpíadas ganhou visibilidade máxima nesta sexta-feira (7) em Paris.
Um dos monumentos mais conhecidos do mundo agora exibe um símbolo da união dos povos pelo esporte. Os cinco anéis entrelaçados representam cada um, um dos continentes da Terra. Em cada edição dos jogos, cabe à cidade sede escolher um lugar especial para colocá-los. Paris não teve dúvidas.
A prefeita Anne Hidalgo disse que os anéis e a Torre Eiffel são magníficos, e que a torre é um símbolo de Paris e da França. A prefeitura instalou os anéis durante a madrugada, entre o primeiro e o segundo andares da Torre Eiffel. Dois guindastes içaram a peça de aço reciclável. Em seguida, técnicos a fixaram na estrutura da torre. Ela pesa 30 toneladas e tem 27 m de largura.
Torre Eiffel, o ponto mais famoso de Paris, passa a ostentar os anéis olímpicos
Jornal Nacional/ Reprodução
Os anéis olímpicos na Torre Eiffel simbolizam para o mundo inteiro que as Olimpíadas estão chegando à Paris. Mas em muitos outros locais da cidade também já é possível ver e sentir a presença dos jogos. O comitê organizador já montou as arenas provisórias em quatro pontos icônicos da cidade.
Na Praça da Concorde, uma das pistas está tomando forma. A maior praça de Paris vai receber as modalidades urbanas: skate, breaking, BMX estilo livre e basquete 3 por 3. Uma arquibancada na Ponte Alexandre III vai acomodar os torcedores que verão de pertinho a maratona aquática, o triatlon e a chegada do ciclismo de estrada. E a arena da Torre Eiffel vai receber os jogos do vôlei de praia.
Essas instalações provisórias estão mexendo com a dinâmica de Paris. Ruas estão fechadas, o trânsito piorou e o espaço das vias para pedestres e ciclistas está menor. Anne Hidalgo disse que a alegria e o efeito positivo dos jogos na cidade vão recompensar o esforço.
A 49 dias da cerimônia de abertura, Paris já vive as dificuldades e as alegrias de uma cidade sede das Olimpíadas.

Mais Notícias