Vítimas estavam em local de difícil acesso e recebiam água potável e alimento em pouca quantidade; alojamentos eram improvisados com lonas. Trabalhadores viviam em alojamentos sem proteção contra animais.
Polícia Federal/MS
Quatro trabalhadores que viviam sob condições desumanas e restrição de liberdade foram resgatados em uma fazenda no Pantanal do Mato Grosso do Sul, na terça-feira (25). A ação foi feita depois de uma denúncia anônima, que relatou que as vítimas sofriam graves violações de direitos. Veja imagens abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A operação foi realizada pela Polícia Federal (PF), junto ao Ministério do Trabalho (MT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Conforme a PF, os trabalhadores recebiam água potável e alimentação em pouca quantidade e moravam em péssimas condições. Os alojamentos eram improvisados com lonas, sem nenhuma proteção contra animais ou condições climáticas adversas.
As equipes precisaram acessar a fazenda com uma aeronave para fazer a fiscalização, já que o local é de difícil acesso. De acordo com a PF, a operação foi feita depois de uma investigação detalhada, que permitiu identificar a localização exata dos trabalhadores e realizar o resgate com segurança.
Após o resgate, os trabalhadores receberam assistência imediata, e estão recebendo acompanhamento e suporte para restabelecer seus direitos trabalhistas e sociais. Os empregadores irão responder a processos criminais, administrativos e trabalhistas.
Vítimas viviam em condições degradantes.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: