19 de janeiro de 2025

Tradicional ponto turístico de Ribeirão Preto, Jardim Japonês é reaberto após dois anos

Local passou por manutenção em monumentos, limpeza e melhoria em sistema de combate a incêndios. Símbolo da imigração japonesa, complexo conta com mirante que foi cenário de novela nos anos 1990. Jardim Japonês é reaberto após dois anos no Bosque de Ribeirão
Um dos pontos turísticos mais tradicionais de Ribeirão Preto (SP), o Jardim Japonês foi reaberto ao público nesta quarta-feira (19) após permanecer por cerca de dois anos fechado por questões de segurança.
O espaço localizado no Bosque Municipal Fábio Barreto, na zona leste da cidade, passou por uma revitalização que contemplou manutenção na rede elétrica, instalação de holofotes e luminárias ornamentais, pintura, recolocação de paralelepípedos, guarita, além de benfeitorias em monumentos, limpeza nos lagos e manejo dos peixes.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O projeto também incluiu melhoria no sistema de reúso de água, com apoio ao sistema de combate a incêndios e emissão de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
“A gente acabou fazendo uma manutenção geral aqui. Foi feito serviço de serralheria, parte de marcenaria, essas tábuas que nós estamos pisando estavam estragadas, foram substituídas. Os paralelepípedos foram todos mantidos. Eles foram retirados, foi feita uma nova base pra eles e foram colocados”, explica Alexandre Felcar, chefe municipal da divisão de unidades de conservação e responsável pela gestão do bosque.
Jardim Japonês em Ribeirão Preto é reaberto após revitalização
Fernando Gonzaga/ Prefeitura de Ribeirão Preto
Símbolo da imigração japonesa no país, o Jardim Japonês foi inaugurado em 19 de junho de 1969, no mesmo dia do aniversário de Ribeirão Preto. Com 9 mil metros quadrados, conta com instalações como a casa de chá, lago com carpas, um monjolo e uma representação do Monte Fuji.
‘Califórnia Paulista’, ‘Califórnia Brasileira’: nos anos 80, Ribeirão Preto foi comparada a estado americano
O Rei do Gado: que cenários de Ribeirão Preto foram usados nas gravações da novela há 27 anos
O espaço também conta com o Mirante “Coronel Alfredo Condeixa Filho”. Com 45 metros de altura, o local já foi cenário das gravações da novela da TV Globo “O Rei do Gado”, exibida pela primeira vez em 1996.
O Jardim Japonês é um dos locais mais emblemáticos da cidade, que em março deste ano deu início à elaboração de um novo plano para tornar Ribeirão Preto um município de interesse turístico (MIT), o que pode permitir a obtenção de recursos do governo do estado de São Paulo para o setor.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias