12 de janeiro de 2025

Transporte de usina de asfalto para aeroporto de Fernando de Noronha pode demorar dez dias

Equipamento foi descarregado do navio na ilha na segunda (8), mas enfrenta dificuldades para chegar ao local da obra. Equipamento pode levar dez dias para chegar ao aeroporto
Ana Clara Marinho/TV Globo
O transporte da usina de asfalto que vai ser utilizada na obra do aeroporto de Fernando de Noronha pode durar até dez dias. Isso porque, mesmo depois do desembarque do equipamento, profissionais da empreiteira responsável pelo serviço e os técnicos do governo do estado têm dificuldades para transportar a usina.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A usina pesa 30 toneladas e mede 22 metros de comprimento. Na terça-feira (9), foi realizada a mobilização para remoção da região do cais. As curvas e as ladeiras são as maiores dificuldades. Em um trecho, foi preciso remover parte do asfalto para a carreta passar.
O gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Antônio Olímpio Filho, informou que a usina deve ser levada para a sede da empreiteira que vai executar a obra, na Vila do Trinta.
O percurso do Porto de Santo Antônio até o aeroporto, onde vai ser executado o serviço, tem sete quilômetros. A carreta vai passar pela BR-363 e vai ser necessário remover uma árvore, além de retirar alguns postes.
Por isso, Antônio Olímpio Filho acredita que, para concluir o transporte até o canteiro de obras, será necessário até dez dias.
“Nós já iniciamos a negociação com a Administração da Ilha, para supressão da árvore, além da Neoenergia para retirar postes e cabos. Para chegar no aeroporto, acredito que podem levar até dez dias, mas podemos executar antes disso”, disse o gerente de Projetos da Semobi.
LEIA TAMBÉM:
Em megaoperação, usina de asfalto é descarregada para obra do aeroporto
‘Aeroporto de Fernando de Noronha não fechará para obra’, informa governo
Proibição da Anac
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. A pista do aeroporto apresentava fissuras e buracos.
Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado com aeronave ATR.
A obra está orçada em R$ 60 milhões e é de responsabilidade do governo do estado, que não divulgou cronograma atualizado do serviço.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
e

Mais Notícias