12 de outubro de 2024

TRE decide que Anadia terá nova contagem de votos para vereadores; dois eleitos podem perder vaga na câmara

Recontagem ocorre após um erro na contagem de cadeiras. Câmara Municipal de Anadia
Google Maps
Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi marcado para o dia 17 de outubro uma nova contagem dos votos do 1º turno das eleições para vereador de Anadia. O procedimento é necessário após erro na contagem de cadeiras. Por causa desse erro, dois vereadores eleitos esse ano podem perder vaga na Câmara do município.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A decisão do TRE foi assinado nesta sexta (11) e será publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional oficializando a convocação.
“É de se observar que a situação submetida a este juízo originou-se de uma informação prestada de forma incorreta por uma autoridade e, efetivamente, ensejou uma situação de natureza peculiar que levou a Justiça Eleitoral a divulgar o resultado da totalização em desacordo com as normas vigentes”, disse o juiz Vinícius Augusto de Souza Araújo em sua decisão.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
O erro aconteceu porque a Câmara calculou o número de cadeiras com base no Censo 2010, que indicava uma população de 17.423 em Anadia, quando deveria ser considerado o Censo mais recente, de 2022, que informou uma população de 13.966.
Em julho, a Câmara informou à 48ª Zona Eleitoral que a Casa tem 11 vereadores. Entretanto, este número está errado e há, na verdade, nove cadeiras disponíveis.
O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra os 11 vereadores que foram eleitos para a Câmara Municipal de Anadia no último domingo (6).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Mais Notícias