19 de setembro de 2024

TRE inicia processo de geração de mídias para quase três mil urnas eletrônicas no Acre

Cerimônia ocorreu na TRE-AC na tarde desta terça-feira (17). A geração de mídias é importante para garantir a transparência do processo eleitoral e deve se estender até o próximo dia 24. TRE inicia geração de mídias, carga e lacre das urnas eletrõnicas no Acre
Divulgação/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) começou, nesta terça-feira (17), o processo de geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas durante as Eleições Municipais de 2024. Quase três mil urnas serão utilizadas nessas eleições, marcadas para o dia 6 de outubro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Acre
Veja os dados completos das pesquisas eleitorais em Rio Branco
A cerimônia ocorreu na sessão do TRE-AC presidida pela juíza-auxiliar da presidência, Louise Santana. A geração de mídias é importante para garantir a transparência do processo eleitoral e deve se estender até o próximo dia 24.
Participaram representantes dos partidos políticos, federações e coligações; o Ministério Público Estadual (MP-AC), da Ordem dos Advogados (OAB-AC), dentre outros órgãos e instituições.
A geração das mídias grava os programas e dados essenciais para as urnas. No Acre, mais de 612 mil pessoas devem ir às urnas votar para escolher prefeito e vereadores.
Durante a cerimônia são geradas as mídias que vão alimentar as urnas eleitorais de todos os municípios com o nome dos candidatos que tiveram seus registros de candidaturas deferidos para o pleito, tanto para o cargo de vereador quanto para prefeito.
“Fazemos a preparação de todas as urnas de sessão e as remanescentes serão urnas para contingência que servirão para caso alguma urna eventualmente falhe e a gente tem que substituir. Nossas máquinas estão instaladas com sistemas oficiais do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e foram lacrados lá no TSE”, explicou o secretário de tecnologia do TRE-AC, Francisco Vital.
Entre os dias 25 e 29, após encerrar o processo de geração de mídias, será feita outra cerimônia em todas as zonas eleitoras para a realização da carga das urnas.
“Uma vez não obtida a votação necessária para que a eleição se finalize no primeiro turno, haverá o segundo turno, e aí é feito nova geração de mídias e as urnas serão alimentadas, ressaltando que o segundo turno, se houver, vai ser só aqui na capital, pelo fato de Rio Branco possuir mais de 200 mil eleitores”, destacou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.
Geração de Mídias
Conforme o TRE-AC, a geração de mídias é o momento em que são inseridos os dados dos candidatos nas urnas. Os trabalhos são realizados em três formatos: 
Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Colaborou a repórter Vitória Guimarães, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias