21 de outubro de 2024

TRE investiga descarte irregular de comprovantes de votação em Jundiaí

Caso foi apresentado após a Polícia Militar ser acionada nesta terça-feira (15). Segundo TRE-SP, o incidente não interfere no resultado do primeiro turno. Comprovantes de votação são descartados incorretamente em Jundiaí
Arquivo pessoal
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) abriu um processo para investigar o descarte irregular de comprovantes de votação em Jundiaí (SP). Os documentos foram encontrados pela PM nesta terça -feira (15), apreendidos e entregues à Polícia Civil.
Acompanhe a cobertura completa das eleições em Jundiaí
Receba no WhatsApp as notícias do g1 na região de Sorocaba e Jundiaí
De acordo com o TRE, por regra, todos os comprovantes de votação ficam agrupados no caderno de votação dos mesários e foram descartados indevidamente por equívoco do cartório eleitoral.
Esses comprovantes pertencem à eleitores que não compareceram ao primeiro turno, foram destacados do caderno de votação dos mesários e seriam triturados para reciclagem após o segundo turno, mas “por um equívoco, foram descartados em lixo comum”, explica o TRE.
“A ausência desses eleitores e eleitoras às urnas já havia sido registrada e processada nos sistemas eleitorais, e o descarte indevido não interfere em nada no resultado do primeiro turno”, garante.
O procedimento de descarte de comprovantes de votação, ainda conforme o tribunal, está previsto em uma resolução do TSE.
“Os comprovantes de comparecimento que permanecerem no Caderno de Votação poderão ser descartados depois de finalizado o processamento dos arquivos de faltosas e faltosos pelo Tribunal Superior Eleitoral.”
Não há informações sobre o prazo para a conclusão do procedimento interno do TRE.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias