Guia eleitoral começa no dia 30 de agosto e terá quatro candidatos no Recife. Servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sorteia ordem de aparição dos candidatos a prefeito do Recife no guia eleitoral em 2024
Paulo Veras/g1 PE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou neste sábado (24) o tempo que cada candidato a prefeito do Recife terá na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Também foi sorteada a ordem de exibição dos guias eleitorais.
Apenas quatro candidatos aparecerão no guia, porque os partidos dos demais postulantes não atingiram a cláusula de barreira definida por uma lei federal (eles tinham que ter eleito um número mínimo de deputados federais em 2022 para ter direito a aparecer no guia).
🗳️ Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os candidatos que vão aparecer ficaram com os seguintes tempos:
João Campos (PSB): 4 minutos e 45 segundos
Daniel Coelho (PSD): 2 minutos e 39 segundos
Gilson Machado (PL): 2 minutos e 5 segundos
Dani Portela (PSOL): 30 segundos
O tempo de cada candidato é definido pelo tamanho das bancadas na Câmara Federal dos partidos que apoiam aquela coligação.
Leia também:
TRE promete apuração rápida e cria centro de combate à desinformação
g1 entrevista candidatos à prefeitura do Recife ao vivo; veja datas
Confira candidatos a prefeito e a vereador nos 184 municípios de PE
Também foi divulgada a quantidade de inserções a que os candidatos vão ter direito ao longo do primeiro turno:
João Campos: 1.397 inserções
Daniel Coelho: 781 inserções
Gilson Machado: 613 inserções
Dani Portela: 149 inserções
A exibição da propaganda eleitoral gratuita começa no dia 30 de agosto. No primeiro dia, a ordem de exibição será:
Gilson Machado
Dani Portela
Daniel Coelho
João Campos
Depois, com o passar dos dias, essa ordem vai sendo alterada, seguindo a sequência sorteada neste sábado.
O presidente do TRE, Cândido Saraiva, defendeu que as coligações zelem pelo conteúdo da propaganda eleitoral e combatam a desinformação nos seus programas.
“Vivemos uma realidade em que as redes sociais e os meios alternativos de comunicação possuem uma presença indelével no nosso cotidiano. Não obstante, o programa eleitoral da TV continua a ser a via mais efetiva para o eleitor conhecer as propostas dos candidatos, seus perfis e suas trajetórias. Porque é através do sinal aberto dos canais de TV e rádio que as suas mensagens chegam a todos os lares, permitindo o acesso à informação isenta e democrática”, afirmou Saraiva.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias