28 de dezembro de 2024

Trechos da Rodovia Arlindo Béttio recebem cercamento que auxilia na proteção de animais silvestres

Novo sistema permite que a fauna tenha uma travessia segura na via. Trechos da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613) recebem cercamento para proteção de animais
Semil
Com o objetivo de preservar a fauna na região do Pontal do Paranapanema, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, iniciou a implantação de cercas ao longo da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613), localizada próxima à Presidente Prudente (SP).
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O objetivo da ação é reforçar a segurança nos trechos viários que cruzam duas Unidades de Conservação – o Parque Estadual Morro do Diabo e a Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, entre os municípios de Teodoro Sampaio (SP) e Euclides da Cunha Paulista (SP).
Com investimento de R$ 10,9 milhões, o novo sistema de cercas contínuas acompanha o traçado da pista, de ambos os lados, evitando que a fauna atravesse a rodovia, bem como conduzindo os animais a uma travessia segura, utilizando as passagens inferiores de fauna.
Além disso, o projeto colabora para a segurança dos usuários que trafegam no trecho das Unidades de Conservação, pois o atropelamento de fauna compõe os índices de acidentes de trânsito.
A previsão é que as obras sejam concluídas em fevereiro de 2025.
Jump-outs
Em pontos estratégicos, no mesmo alinhamento das cercas, serão executadas áreas de escape denominadas “jump-outs”, que consistem em rampas de acesso para os animais que, por motivos fortuitos, cheguem à rodovia. Dessa forma, os animais poderão retornar sem dificuldade para dentro da Unidade de Conservação.
No primeiro semestre de 2024, o DER também investiu na ampliação da sinalização horizontal neste trecho da Rodovia Arlindo Béttio, tendo implantado ainda ondulações transversais e linhas de estímulo à redução de velocidade.
Os dispositivos induzem o condutor a diminuir a velocidade no trecho das unidades, cujo limite é de 70 km/h.
Ainda, o DER instalou dois radares fixos, nos pontos com maior presença de fauna. Foram executadas três novas passagens inferiores de fauna, já em operação, totalizando 18 passagens.
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