Alvo da Operação Argus foi localizado no município de São João do Manhuaçu, no estado de Minas Gerais em ação conjunta das polícias. Eric Santana Mota, o Topa, é classificado como o ‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime da SSP-BA
Divulgação
Um homem suspeito de liderar uma organização criminosa na Bahia foi preso na noite de segunda-feira (25), em Minas Gerais.
Eric Santana Mota, o Topa, é identificado como o “Três de Ouros” do Baralho do Crime, ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para auxiliar na captura dos foragidos mais perigosos do estado.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
As “cartas” trazem informações como nome, apelido, área de atuação e foto dos suspeitos, a fim de facilitar o registro de denúncias anônimas.
Topa era considerado um dos alvos prioritários da pasta. Investigações indicavam que ele liderava uma ramificação do grupo criminoso atuante em Salvador e nas cidades baianas de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza.
A Polícia Civil conta que ele foi localizado no município de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, após um trabalho minucioso da equipe de inteligência e da troca de informações entre as corporações de ambos os estados.
Ao ser abordado pelas equipes, o suspeito teria apresentado um documento de identidade falsificado. Com isso, ele foi conduzido para a 6ª Delegacia Regional do município mineiro.
O homem foi indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas.
LEIA MAIS
Alvo prioritário do ‘Baralho do Crime’, suspeito de duplo homicídio em Salvador é preso na região metropolitana
Filha médica e genro esportista presos: conheça família que comprou imóveis de luxo com lucro de venda de maconha na Bahia
Como localização geográfica colocou a Bahia na rota do tráfico
Como de praxe, o homem passou por exame de corpo de delito e permanece custodiado no estado do Sudeste, à disposição da Justiça. Ele deve ser transferido para o sistema prisional da Bahia.
Essa foi a 35ª prisão registrada na Operação Argus, deflagrada inicialmente em 2021 para cumprimento de mandados. Policiais da Agência de Inteligência e da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e equipes do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil de Minas Gerais participaram da ação.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻