16 de janeiro de 2025

Três meses após temporal, moradores de Sorocaba ainda esperam término de obras de recuperação em ruas atingidas

Temporal de 20 de janeiro fez com que trecho da Rua Professora Guida Mares, no Central Parque, desabasse. Trecho interditado causa mudanças no trânsito e transtornos aos moradores. Obras de recuperação após chuva de janeiro ainda não foram finalizadas em Sorocaba
Moradores Central Parque, na zona oeste de Sorocaba (SP), ainda esperam pelo término das obras de recuperação de uma das principais vias de acesso ao bairro. Um trecho da rua, que passa sob um córrego, foi danificado durante o temporal que atingiu a cidade em 20 de janeiro.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Três meses depois, o local ainda permanece em obras e com interdições no trânsito. Conforme apurado pela TV TEM, a obra de recuperação na rua Professora Guida Mares deveria ser entregue nesta quarta-feira (24), mas durante a madrugada uma tubulação de água estourou e afetou a finalização do serviço.
A falta de acesso pela rua faz com que os motoristas precisem pegar rotas alternativas para chegar à Rua José Tótora, no Central Parque. A situação provoca lentidão em algumas vias do bairro, segundo os motoristas. Em horários de entrada e saída de estudantes das escolas próximas ao trecho, o trânsito chega a ficar congestionado.
Antes da ponte desabar durante o temporal, moradores já alertavam sobre o risco
Sergio Camargo/Arquivo pessoal
Após o estrago na rua Professora Guida Mares, a prefeitura sinalizou o trecho com orientações para que os motoristas acessem a Rua Karim Jammal, que até então era via de sentido único e passou a ser de sentido duplo. No entanto, motoristas relatam que a sinalização feita com cones para dividir a pista está precária e que há risco de acidentes de trânsito.
Na manhã desta quarta-feira, equipes da prefeitura trabalhavam no trecho em obras.
Rua na zona oeste de Sorocaba (SP) que sofreu estragos durante temporal em janeiro permanece em obras
Antônio Ferreira/TV TEM
No Jardim Faculdade, a obra na rua Eulália Silva também não foi entregue dentro da data anunciada pela prefeitura. A TV TEM esteve no local em março e mostrou o andamento do serviço. Nesta quarta-feira, moradores do bairro voltaram a questionar sobre o término do trabalho e normalização do trânsito na via.
Em nota, a prefeitura confirmou que houve rompimento de uma tubulação de água na rua Professora Guida Mares e que isso atrasou a entrega prevista para esta quarta-feira. A prefeitura não informou o novo prazo para finalizar a obra no trecho.
Já sobre a rua Eulália Silva, a prefeitura informou que a obra está na fase final e deve ser entregue na próxima semana.
Chuva histórica
Entre 20 e 22 de janeiro, a Defesa Civil de Sorocaba atendeu cerca de 250 ocorrências por causa do temportal. Durante os três dias, a cidade registrou um acumulado de 328 milímetros de chuva.
O temporal provocou vários pontos de alagamentos e estragos na cidade. Dois hospitais, o Gpaci e o Evangélico, tiveram danos. Uma idosa de 73 anos morreu após ficar presa em carro arrastado pela força da água.
Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permaneceu alagada por vários dias após o temporal de 20 de janeiro
Wagner Byrinait
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias