11 de outubro de 2024

Trio se passa por recenseador do IBGE para aplicar golpe em pelo menos 17 vítimas no interior de SP

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu (SP) está investigando o caso e orientando moradores a verificarem a identidade dos entrevistadores antes de passarem informações. Foram apreendidos com os falsos entrevistadores 9 celulares, crachás e formulários falsos e R$ 700
Polícia Civil/reprodução
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu (SP) está investigando um caso de falsos recenseadores do IBGE que deixou pelo menos 17 vítimas na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, os indivíduos iam até as residências de moradores e, se passando por entrevistadores do IBGE, realizavam questionamentos aleatórios sobre contas bancárias. Ao final, convenciam as vítimas a tirarem uma ‘selfie’ e, com a fotografia e dados bancários privilegiados, entravam nas contas e retiravam o dinheiro.
Os suspeitos, dois homens e uma mulher, foram detidos no último dia 3 de outubro, quando policiais flagraram o trio com crachás e formulários falsos do IBGE dentro de um carro. Eles acabaram confessando que eram de São Paulo e estavam na cidade para aplicar os golpes.
Foram apreendidos nove celulares, crachás e formulários falsos do IBGE e R$ 700. A DIG segue investigando o caso.
Os entrevistadores do IBGE devem utilizar colete contendo logotipo, site e telefone 0800, o crachá de identificação exposto no colete ou pendurado no pescoço contendo nome e matrícula do entrevistador e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Também é possível verificar a identidade do entrevistador pelo site ou pelo telefone 0800 721 8181.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias